Na tarde de segunda-feira (29), a Universidade Federal do Ceará (UFC) homenageou seus servidores lotados no Campus do Porangabuçu que completaram 10, 20, 30 e 40 anos de serviços prestados à Instituição. O evento aconteceu no auditório Dr. Paulo Marcelo, da Faculdade de Medicina (FAMED). Uma das homenageadas por 20 anos de dedicação à UFC foi a coordenadora de Assuntos Jurídicos do Sintufce, Cássia Araújo.

Trajetória na Universidade

Cássia ingressou na Universidade Federal do Ceará em 1998, como Técnica-Administrativa em Educação, com função em auxiliar de enfermagem. Sua lotação se deu na Maternidade Assis Chateaubriand (MEAC), no setor de emergência. Em 20 anos de dedicação, a servidora construiu carreira na Universidade que lhe deu suporte para formação de especialista em Saúde da Família, além de uma graduação em Gestão Hospitalar, em 2008.

Mais tarde, Cássia resolveu ingressar na seara jurídica e se formou em Direito, na Universidade de Fortaleza. A servidora sonhava ir além, e com o suporte que a UFC garante aos seus servidores, Cássia conquistou mais uma vitória, foi aprovada no Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da UFC.

“Durante os 20 anos de casa, sempre tive muito apoio da UFC. Eles me deram total suporte para minhas formações e crescimento profissional. Sempre consegui adequar meus horários no trabalho para conciliar com os cursos que fazia. Tive todo o suporte necessário, porque a UFC é isso, compromisso e importância com o servidor”, relembra Cássia.

Cássia também tem formação em Serviço Social, o que lhe ajuda a desenvolver um trabalho pioneiro dentro da MEAC: o REMDA, uma Rede de Cuidados à Puérperas em Uso de Álcool, Tabaco e Outras Substâncias, criado por ela e mais duas colegas de trabalho. O projeto tem por objetivo identificar, abordar e tratar mulheres grávidas ou puérperas dependentes químicas, além do suporte à família para que mãe e bebê se mantenham saudáveis em todos os aspectos.

“Conheci a UFC quando eu era criança, num passeio com os meus pais. Hoje, vejo minha vida construída dentro dos pilares da educação pública, gratuita e de qualidade, voltada para pesquisa e extensão, com projetos lindos para os servidores, alunos e comunidade no geral. Tenho muito orgulho de integrar o quadro de trabalhadores desta instituição, e sinto-me honrada em receber esta homenagem das mãos do nosso Magnífico Reitor, Henry Campos”.

A coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce), Keila Camelo, destaca Cássia como coordenadora competente, ousada e humana. “A Cássia é incrível, tem uma sensibilidade e humanização com os servidores indescritível. Sua direção no Jurídico do nosso sindicato garantiu mais organização e competência. Só temos que agradecê-la por nos ajudar a construir um sindicato combativo e de luta em defesa da classe trabalhadora”.

                                       

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651