Gestão Lute - Nova diretoria colegiada do Sintufce (triênio 2017-2020) em foto oficial após cerimônia de posse na Reitoria da UFC
Gestão Lute - Nova diretoria colegiada do Sintufce (triênio 2017-2020)
em foto oficial após cerimônia de posse na Reitoria da UFCa

 

MISSÃO DO SINTUFCE

O SINTUFCE tem como missão desenvolver continuamente políticas estratégicas de negociações pelos direitos da categoria, representando, perante as autoridades administrativas e jurídicas, os interesses gerais da classe e os interesses individuais de
seus sindicalizados.


VISÃO DO SINTUFCE

Ser referência nas conquistas em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, por sua atuação responsável e eficiente no âmbito de sua abrangência, protegendo o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida da classe trabalhadora.


VALORES DO SINTUFCE

Ética, Credibilidade, Cidadania, Inovação, Tecnologia, Inclusão Social, Qualidade de Vida e Responsabilidade.


HISTÓRIA

A história do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCe) começou com a criação da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Ceará (ASAUFC).

Fundada em março de 1978, a associação surgiu sem pretensões políticas e sem poder de representação.

Na década de 1980, marcada pela reabertura política, enquanto a Central Única dos Trabalhadores (CUT) dava seus primeiros passos no cenário brasileiro, a Asaufc avançava nas concepções ideológicas.

A entidade tornou-se referência no movimento sindical do Ceará, principalmente a partir de 1984, quando a delegação que participou do I Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), realizado em Natal (RN), chamou para si a responsabilidade da histórica greve daquele ano. Esse foi um divisor de águas no movimento dos técnico-administrativos na UFC e nas demais universidades federais. Em 1992, num processo político natural, a Asaufc transformou-se em SINTUFCe, uma entidade que já nasceu respeitada pela sua história de luta.

A sede da Asaufc, que também abrigou o SINTUFCe até 2001, foi cedida pela UFC e ficava na área II do centro de Humanidades. Com a construção de uma estação do metrô na região, o prédio que ficava no cruzamento das avenidas 13 de Maio com Carapinima, e que abrigou por mais de 20 anos a Asaufc, foi demolido para a construção da estação Benfica.

A atual sede do sindicato, na Praça da Gentilândia, conta com uma melhor infraestrutura para atender os filiados, como auditório climatizado e salas de aula. O prédio que pertence à UFC é alugado pelo SINTUFCe desde janeiro de 2006.


DIRETORIA COLEGIADA DO SINTUFCe

Gestão LUTE - Luta, União, Transparência e Ética - TRIÊNIO 2017-2020

Coordenação Geral: José Raimundo Soares da Silva, Keila Maria Pereira Camelo e Raimunda Heveline Ribeiro Quirino
Coordenação de Administração e Finanças: Emanuel Abreu da Silva e Antonia Maria Mata Rodrigues
Coordenação de Comunicação e Imprensa: Alrineide Pereira Silva e Rosângela Bezerra Barreto
Coordenação de Formação Sindical: Maryane Barros Xavier e Heitor Ferreira Ximenes
Coordenação de Educação e Cultura: Edgley Silva de Souza e Nadja Alves de Mendonça
Coordenação de Políticas Sociais: Vera Lúcia de Souza Barros e Silvana Fernandes
Coordenação de Assuntos Jurídicos, Carreira e Relações de Trabalho: Francisca Licivanda Pedroza de Souza e Rita de Cássia Araújo
Coordenação de Esporte e Lazer: Fernando Rodrigues Teixeira e Fernando António Gadelha Pereira
Coordenação de Aposentados, Pensionistas e Assuntos de Aposentadoria: Luzia Carvalho Nobre e Antonio Batista Silva
Coordenação de Campi Avançado: Ana Hérica Brasil Figueiredo e Wagner Pires da Silva
Suplentes: Eudiana Vale Francelino e Maria José Botelho de Amorim e Maria Aurea da Silva e Maria Fátima Oliveira da Silva

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651