O governo quer parar as universidades. O governo deseja ver de joelhos as gestões, os pesquisadores, os extensionistas, os servidores técnicos e docentes. O governo quer destruir a expansão e o modelo que permitiu o acesso de milhares de jovens das classes pobres nas universidades. O governo quer destruir por inanição a UFC, a UFCA e a UNILAB.
É por isso que nós temos que parar! Parar para lutar! Para dizer que a Educação merece respeito e não pode ficar à mercê de uma gente autoritária e deslumbrada, que acha que seus esbirros têm força de lei! Não é segredo para ninguém que este governo odeia a educação. Ele a odeia porque esta é a ferramenta mais eficaz contra a ignorância, o servilismo, o obscurantismo, enfim, as trevas que este governo busca lançar sobre todo o país.
Desde a eleição, foi das universidades que se levantaram mais forte a resistência e o grito de ELE NÃO! E para um grupo tão ressentido quanto este que chegou ao poder em janeiro de 2019, discordar dele é um pecado imperdoável. Por isso, ele nos quer de joelhos. Por isso, exige esse ato de contrição.
Entretanto, nós não queremos o perdão deste governo. Desejamos melhores condição de vida, de trabalho e de ação para desenvolver nossas atividades e continuar a realizar a missão das universidades, a saber construir conhecimento que possa ajudar a superar a desigualdade gritante e que possa dar a cada brasileiro a capacidade de não só realizar seus sonhos, como de fazê-lo respeitando as diferenças, quaisquer que sejam.
Chegou a hora de toda a comunidade universitária levantar-se como uma só pessoa e apresentar-se para luta! Dia 15 de maio, vamos parar e realizar uma grande greve da educação para dizer à Bolsonaro e a sua camarilha que defenderemos nossas universidades até o fim! Repudiamos o recuo das direções que silenciosamente têm impedido a realização de debates e eventos nas universidades que possam desagradar o governo! A universidade deve ser livre, plural e aberta todos! Não podemos abrir mãos desses tão caros princípios!
Só a luta muda a vida!
✔ Em defesa da Universidade Pública Gratuita e de Qualidade
✔ Em defesa da UFC, UFCA e UNILAB, de toda a educação superior em Fortaleza e no Interior
✔ Em defesa da autonomia das universidades e pela democratização das mesmas!
✔ Fora EBSEHR! Contra o sucateamento dos hospitais universitários!
✔ Em defesa do serviço público! Não à precarização dos trabalhadores das Universidades!
✔ Contra a reforma da previdência! Não aceitamos pagar a conta!
Venham construir conosco uma grande greve da educação em 15 de maio!
Diretoria Colegiada do Sintufce