Durante manhã e tarde, foram ministradas aulas gratuitas preparatórias para o ENEM 2011.
No último sábado (1º), foi realizado o 3º Aulão do Curso Pré-ENEM do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCe). As aulas gratuitas foram ofertadas durante todo o dia, no período de 8 às 17 horas, na quadra do Céu, do Centro de HUmanidades II, da Universidade Federal do Ceará – campus Benfica.
Dezesseis professores do cursinho e convidados ministraram aulas de todas as disciplinas (matemática, português, história, etc). O professor de história e sociologia da rede estadual de ensino, Helder Nogueira, coordenou os docentes do CLIO (associação sem fins lucrativos em prol da educação) durante o aulão e explicou: “o compromisso dos professores que estão aqui é com a democracia na escola. Um aulão como esse mobiliza o estudante para a defesa da cidadania e permite sua inclusão na universidade pública. Aqui, nós trabalhamos, inclusive, a auto estima e motivação do jovem da escola pública, marginalizados como mais fracos”.
Cerca de 1.300 estudantes – de todas as idades – compareceram. “Vim para tirar minhas dúvidas, já que estudo em casa. O outro aulão me ajudou bastante. Apesar de ter muita gente, não tem bagunça, pois as pessoas vem aqui com o mesmo objetivo”, explicou Ingrid Alves, 21 anos, que sonha em ser Assistente Social.
Já Henrique Oliveira, 17 anos, conta que foi ao aulão para “ter uma ideia do que vai cair no exame e ter o máximo de experiência possível”. O estudante tentará uma vaga no curso de engenharia de telecomuncações. “Adorei o aulão. É a segunda vez que venho”.
Acompanhando Henrique, Letícia Marcy, de 16 anos, assistia atenta a todas as orientações dos professores. “É a 1ª vez que venho e gostei muito. A base de tudo é o estudo; e se não tivermos a mente aberta para vermos o mundo aqui fora não vamos saber o que queremos de nossas vidas”, explicou a aspirante a turismóloga, ao seu questionada sobre o que aprendeu com os professores durante o aulão.
No intervalo para o almoço, ao som da banda Set list, os participantes do evento tiveram a oportunidade de conversar com profissionais de diversas áreas para esclarecer dúvidas sobre suas profissões pretendidas. “A nossa bandeira é a educação. Já que estamos em uma universidade pública e gratuita, que prima pela democratização do acesso à educação, realizamos esse evento para contribuir com essa missão de ampliar o acesso a mais conhecimento. Esse Aulão é uma preparação, uma forma desses estudantes medirem o conhecimento que eles tem para enfrentar o ENEM”, explicou a coordenadora de Educação e Cutura do SINTUFCe, Eliedir Trigueiro.
CAPTADOR DE VIDAS
Durante o Aulão, o grupo “Captador de Vidas” esteve no local, sensibilizando e conscientizando os presentes quanto a importância da doação de sangue. A ação é fruto de parceria entre o projeto Pet Saúde da UFC e o Hemoce, com coordenação da servidora pública Fatima Maciel.
2323
“Nosso objetivo hoje, aqui, é colocar em prática o que aprendemos no curso que fizemos no Hemoce. Atuamos fazendo panfletagem e tirando dúvidas gerais. Há muitos mitos envolvendo a doação de sangue. Trabalhamos também desmistificando crenças como a de que a pessoa que dor sangue terá que fazê-lo sempre, ou que o sangue do doador afina”, contou Nelyza Chagas, estudante do curso de enfermagem da UFC e voluntária no projeto “Captador de Vidas”.
SIMULADÃO
Neste fim de semana, o Curso Pré-ENEM do SINTUFCe realiza mais um Simuladão do exame. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de outubro. As vagas já estão esgotadas.