ADUFC apoia a luta dos servidores técnicos administrativos em greve na UFC e Unilab

Leia na íntegra

 

A luta é coletiva, todos juntos buscando uma Universidade mais justa e democrática. Com esse espírito, a ADUFC Sindicato se solidariza com a pauta dos técnicos administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em greve desde os dias 15 de abril e 26 de março, respectivamente. 

 

A Assembleia Geral da ADUFC, reunida no dia 24 de abril, definiu o apoio à luta sabendo da necessidade urgente de melhorias estruturais, salariais e reformulações nas políticas públicas, a fim de se garantir ganhos tanto para a Universidade como para a categoria. Professores e servidores mobilizados para a melhoria do ensino, pesquisa e extensão, por conquistas trabalhistas e mais dignidade!

 

Na pauta de mobilização há diversos pontos que também fazem parte dos anseios e lutas dos docentes. Algumas reivindicações dos técnicos administrativos são: aprimoramento da carreira; ascensão funcional; cumprimento integral do acordo da greve de 2012; reconhecimento dos cursos de mestrado e doutorado fora do país; aproveitamento de disciplinas da pós-graduação para pleitear incentivo à capacitação; turnos contínuos, com jornada de trabalho de 30 horas sem redução salarial, para manter a universidade aberta nos três turnos; revogação das ONs (Orientações Normativas), que tratam da contagem do tempo especial convertido em tempo comum (insalubridade, periculosidade, penosidade); revogação da Lei de criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; abertura de concurso público pelo Regime Jurídico Único e pela aprovação da Ação Direta de Inconstitucionalidade; não a perseguição e criminalização da luta; democratização da universidade pública já; liberação de dirigentes sindicais para o exercício de mandato classista; construção e reestruturação das creches nas universidades para os seus trabalhadores sem municipalização.

 

A categoria dos técnicos administrativos é composta, atualmente, por cerca de 142 mil trabalhadores na ativa em 63 universidades federais. Ativos e aposentados somam 174 mil servidores. Esses servidores têm o menor piso (aproximadamente um salário mínimo e meio) e teto salarial do funcionalismo público federal.

 

Na última Assembleia Geral da ADUFC, técnicos administrativos se fizeram presentes no evento, dando informes e contextualizando a luta. Desse modo, a ADUFC reforça a pauta e o comprometimento com a causa.

 

ACESSE NO SITE DA ADUFC

Notícias RElacionadas