ADUFC, SINTUFCE e SINDSIFCE se somam no Dia Nacional de Paralisação das instituições federais de ensino pela votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025

Paralisação Nacional

Na terça-feira (11), servidores públicos de todo o Brasil estarão mobilizados pelo cumprimento dos acordos de greve com servidoras e servidores federais. A ação faz parte da Jornada de Lutas do Funcionalismo Público Federal, que ocorre entre os dias 10 e 14 de março. A Jornada foi convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) que é composto pelas seguintes entidades: ANDES-SN, ANFFA-Sindical, ASFOC-SN, ASMETRO-SI, ASSIBGE-SN, CGTB, CNTSS-CUT, CONDSEF, CSPB, CSP-CONLUTAS, CTB, CUT, FASUBRA, FENAJUFE, FENAPRF, FENASPS, INTERSINDICAL, PROIFES-Federação, SINAIT, SINAL, SINASEFE, SINDCT, SINDIFISCO-Nacional, SINDIRECEITA, SINDFAZENDA, SINTBACEN e UNACON-Sindical.

A Jornada de Lutas ocorre durante um momento decisivo para o serviço público. Após uma longa demora, a votação do Orçamento de 2025 (PLN 26/24) estava prevista para o dia 11 de março, mas o relator da peça orçamentária, Angelo Coronel (PSD-BA), afirmou que a votação ocorrerá provavelmente apenas no dia 17. A valorização dos servidores e servidoras públicos garante o acesso a direitos básicos no Brasil. Sem orçamento, o país perde qualidade de vida e direitos. 

Diante desse cenário, servidores e servidoras intensificam a luta pelo cumprimento integral dos acordos firmados em 2024, incluindo a aprovação da Medida Provisória (MP) 1286/2024, bem como a revisão dos trechos da MP que impõe uma minirreforma administrativa prejudicial aos servidores públicos.

Editada pelo governo no final do ano passado, a MP trata dos reajustes salariais acordados com as categorias do funcionalismo federal, além de promover alterações em algumas carreiras e mudanças no processo de avaliação de servidoras e servidores.

Na manhã de terça-feira (11), a partir das 8h, servidores e servidoras do SINTUFCE, SINDSIFCE e ADUFC estarão mobilizados na reitoria da UFC, em Fortaleza (CE) para uma roda de conversa sobre a Medida Provisória, bem como para uma mesa redonda de análise de conjuntura e atividades culturais. 

 

PROGRAMAÇÃO

 📍 Fortaleza | 08h | Jardim da Reitoria da UFC ☕ Café da manhã + Roda de conversa sobre a Medida Provisória + Mesa-redonda sobre a conjuntura + Pocket show de Marcos Fukuda

📍 Cariri | UFCA – Juazeiro do Norte – 10h | Restaurante Universitário 🗣 Roda de conversa sobre a LOA e os impactos da Medida Provisória