Andifes manifesta apoio à proposta de reestruturação da Carreira do PCCTAE

Os reitores e reitoras das universidades federais brasileiras manifestam apoio à proposta de reestruturação da Carreira do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) apresentada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) na reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na manhã desta quinta-feira (22). 

Segundo a associação, o estabelecimento do PCCTAE, em 2005, reconheceu a importância dos servidores técnico-administrativos em educação das universidades e dos institutos federais. Contudo, compreende-se que a evolução do ambiente educacional demanda a reestruturação da carreira para atender às crescentes demandas da comunidade acadêmica.

“A Andifes tem convicção de que a reestruturação do PCCTAE transcende as fronteiras internas das universidades, ecoando por todo o cenário educacional brasileiro. Uma carreira robusta e equitativa para os servidores técnico-administrativos não só impulsiona o crescimento pessoal e profissional desses colaboradores, mas repercute de forma positiva na excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, na igualdade salarial e na atratividade do serviço público em sua totalidade”, disse a associação, em seu site.

“Expressamos, portanto, total apoio à reestruturação do PCCTAE e incentivamos a colaboração construtiva de todas as partes envolvidas. É por meio desse esforço conjunto que fortaleceremos a educação pública e reconheceremos o papel vital dos servidores técnico-administrativos na construção de um Brasil melhor e mais justo”, finaliza.

FRUTO DE MOBILIZAÇÃO 

Seguindo o calendário de mobilização do Estado de Greve dos servidores técnico-administrativos da UFC, UFCA e UNILAB, e alinhado com a agenda da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCe) enviou, no dia 1º de fevereiro, duas cartas para os reitores das três instituições de ensino.  Uma carta foi redigida pela direção da Fasubra e outra  pelos diretores do SINTUFCe.  A Fasubra definiu, em seu calendário de lutas, o dia 1º de Fevereiro como dia de mobilização junto aos reitores de todos o Brasil, para que eles  defendessem na Andifes a intervenção do Governo Federal para o aprimoramento do PCCTAE.