Assembleia da UFC reafirma compromisso com a greve e a luta por conquistas

O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) realizou na manhã desta sexta-feira, 14, uma assembleia   com os servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

A reunião ocorreu no auditório da Reitoria da UFC e também contou com a opção de participação remota, previamente organizada para incluir todos os filiados interessados.

Durante a assembleia, os servidores aprovaram, em ampla maioria, pela continuidade da greve. Cerca de 600 servidores participaram da assembleia, entre pessoas presentes e ambiente online. Apenas oito pessoas votaram pelo fim da greve. 

Na ocasião, foi feita uma avaliação da mesa de negociação que aconteceu na última terça-feira, 11.

Veja a galeria de fotos

Doutor honoris causa para Lula

Durante a assembleia, a base da UFC entendeu que não era um bom momento para que a UFC concedesse o título de Doutor Honoris Causa para o presidente Lula, uma vez que a categoria está em greve há 90 dias e tenta avançar nas negociações com o governo.

Foi encaminhado que o Comando Local de Greve (CLG) prepare um documento para a Universidade recomendando que a cerimônia de concessão aconteça em um outro momento. 

Disposição para continuar em luta

“A assembleia realizada hoje foi muitíssimo importante porque mostrou a disposição da base da UFC em continuar a seguir na luta. Houve o reconhecimento de que tivemos uma série de conquistas nessa greve. Isso foi graças a essa luta, essa mobilização, e a gente não pode, nesse momento, na reta final, deixar de manter-se vigilante na luta”, avalia o coordenador geral do SINTUFCE, Wagner Pires.

“A categoria aprovou a continuidade da greve e aguarda as orientações do CNG para que elas sejam debatidas e avaliadas. Vamos seguir, assim, nas lutas, tal como já foi feito lá em Redenção, na Unilab, que aprovou a continuidade da greve nessa perspectiva de seguir lutando, porque ainda há muita coisa a ser conquistada. Acredito que será assim também na UFCA, onde os companheiros irão realizar a assembleia na próxima segunda-feira”, finaliza.

Outras pauta e deliberações

    1. Informes Gerais: A reunião começou com a apresentação de informes gerais sobre as atividades recentes do sindicato e as atualizações relacionadas às negociações em curso com o governo.
    2. Avaliação da Mesa de Negociação: Os servidores avaliaram os resultados das negociações recentes com o governo. Houve um debate detalhado sobre as propostas apresentadas e os próximos passos que a categoria deve tomar.

  1. Escolha de Delegados para a Coordenação Nacional de Greve (CNG): Os participantes votaram por manter em Brasília os atuais representantes da UFC no CNG.

 

Participação Remota

Para assegurar que todos os servidores pudessem participar, o SINTUFCE oferece uma opção de participação remota. Os servidores interessados se inscreveram através de um link fornecido pelo sindicato até o dia 12 de junho. Essa modalidade híbrida de reunião permite a participação das pessoas que não podem estar presentes fisicamente.