Assembleia Geral elege delegação da UFC para Plenária da FASUBRA em Brasília

Assembleia UFC 09 de junho de 2025 (25)

Na manhã desta segunda-feira, 9 de junho, foi realizada uma Assembleia Geral com os servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), a assembleia aconteceu no jardim da Reitoria da instituição e teve como pautas principais a conjuntura política nacional e a eleição da delegação que representará a UFC na Plenária Nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), que ocorrerá em Brasília, nos dias 13, 14 e 15 de junho.

Um dos pontos centrais da assembleia foi a discussão sobre o atual estado de greve, decretado pela categoria diante do descumprimento, por parte do governo federal, do acordo firmado no contexto das mobilizações recentes. Mais informações sobre o estado de greve podem ser acessadas no site do sindicato:

🔗 Entenda o Estado de greve: https://www.sintufce.org.br/sobre-o-estado-de-greve/

Na sequência, foi realizada a votação para definição da delegação da UFC que participará da Plenária da FASUBRA. Três chapas foram inscritas:

  • Chapa 1: “Somos Todos SINTUFCE” – 41 votos
  • Chapa 2: “TAES na Luta” e “Travessia” – 51 votos
  • Chapa 3: “Ideias & Diálogos” – 27 votos

A distribuição das vagas respeitou a proporcionalidade dos votos recebidos. Assim, quatro servidores da UFC irão compor a delegação, sendo:

  • 1 representante da chapa 1
  • 2 representantes da chapa 2
  • 1 representante da chapa 3

Além disso, um membro da Direção Colegiada do SINTUFCE acompanhará a delegação.

Ao final da assembleia, foi aprovado por ampla maioria — tanto pelos participantes presenciais quanto pelos que acompanharam a reunião de forma virtual — que a delegação levará à Plenária Nacional da FASUBRA o debate sobre a possível deflagração de uma greve geral dos técnico-administrativos em educação, como resposta à intransigência do governo federal nas negociações com o setor.

📸 Veja o álbum de fotos: https://www.flickr.com/photos/sintufce/albums/72177720326752209