No próximo dia 16 de outubro, os servidores técnico-administrativos em educação (TAE) das universidades e dos institutos federais do Ceará se reunirão para um ato em defesa dos direitos conquistados durante a greve da categoria. O evento ocorrerá a partir das 15h30 no cruzamento das avenidas 13 de Maio e Universidade, no bairro Benfica, em Fortaleza. A manifestação, que promete mobilizar grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), em parceria com o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) e o Fórum Cearense em Defesa da Educação Federal.
Reivindicações ameaçadas
A pauta do ato surge em resposta à recente retirada de quatro pontos essenciais, previamente acordados com o Governo Federal, da minuta que encerraria a greve. Esses pontos, agora ausentes do Projeto de Lei que deveria consolidar os direitos conquistados, incluem:
- Reposicionamento dos aposentados;
- Criação do cargo de auxiliar em Educação;
- Aceleração da carreira por progressão por capacitação;
- Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).
Wagner Pires, coordenador geral do SINTUFCE, explicou que a categoria recebeu a notícia com frustração. “Como já havíamos comentado na ocasião do envio da FASUBRA pedindo esclarecimentos, o que a categoria queria era uma posição mais dura da FASUBRA, que repudiasse a quebra de acordo. O resultado foi uma resposta do governo que não esclarecia nada, mas que evidencia que o governo desrespeita a categoria”, afirmou Pires.
Ato e Mobilizações
Na programação dos eventos, o SINTUFCE realizará, no dia 15 de outubro, um grande ato no campus do Porangabuçu, marcando a retirada de delegados para o IX Congresso das Servidoras e dos Servidores das Universidades Federais no Ceará (CONSUFCE). No dia seguinte, o ato no Benfica ocorrerá com o objetivo de pressionar o governo e defender os pontos retirados do acordo. “Este momento é de pressionar o governo. Acordo se cumpre”, declarou Pires, conclamando os trabalhadores a se unirem na luta.
Além do ato em Fortaleza, a Plenária Nacional da FASUBRA Sindical, realizada nos dias 28 e 29 de setembro em Brasília, aprovou mobilizações e paralisações para os dias 15 e 16 de outubro em todo o Brasil.
A greve, que durou mais de 100 dias, foi um movimento que visava assegurar melhores condições para os servidores técnico-administrativos das universidades federais. Com a retirada dos pontos principais do acordo, a categoria sente que seus esforços e sacrifícios foram desconsiderados, e a falta de compromisso do governo coloca em risco o futuro de direitos essenciais para a classe.
SERVIÇO
Ato em defesa da conquistas da greve do servidores TAE
Data: 16 de outubro de 2024
Horário: 15:30
Local: Cruzamento das avenidas 13 de Maio e Universidade