A Comissão Organizadora da Estatuinte da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou, na tarde da última terça-feira (25), uma reunião com as comissões setoriais para esclarecer dúvidas e orientar sobre os próximos passos do processo de revisão e atualização do estatuto da instituição. O evento ocorreu no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira, localizado no Centro de Ciências, campus do Pici, em Fortaleza, e contou com a participação de estudantes, servidores docentes e servidores técnico-administrativos em educação (TAE).
Todas as unidades acadêmicas e administrativas da UFC possuem comissões setoriais vinculadas à Estatuinte. Essas comissões têm a responsabilidade de debater internamente, com toda a comunidade acadêmica, propostas de revisão do Estatuto, com o objetivo de garantir uma UFC mais democrática e alinhada às necessidades atuais da sociedade. No encontro, foi apresentada uma metodologia para facilitar o trabalho das comissões, além de um espaço para esclarecimento de dúvidas sobre o processo. Nos próximos meses, a expectativa é que esses debates se intensifiquem dentro da universidade.
A reunião foi conduzida pelo reitor Custódio Almeida e contou com a presença de representantes da Comissão Organizadora da Estatuinte. A programação incluiu ainda uma apresentação do Coral Amigos da Izaíra Silvino (CAIS), que trouxe um momento de arte e cultura ao evento.
Cássia Araújo, servidora TAE da UFC e coordenadora de Administração e Finanças do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), destacou a importância do processo para a instituição. Segundo ela, a revisão do Estatuto é um passo essencial para a modernização das estruturas democráticas da UFC.
“O processo da Estatuinte se dá a partir das discussões sobre a atualização da estrutura de normas que norteiam nossa UNIVERSIDADE. O Estatuto, figura importante, faz parte da modernização das estruturas democráticas da gestão vigente.
O Estatuto, por representar o principal dispositivo da UFC, vem para celebrar essa nova fase da nossa universidade. Na Estatuinte está o principal regramento de uma INSTITUIÇÃO. Uma UFC que pulsa, que precisa se modernizar. E esta fase nos diz exatamente isso: precisamos, enquanto comunidade acadêmica, prestigiar este momento único. Único porque, por mais que façamos outra MODERNIZAÇÃO no futuro, nada vai se comparar com este momento, que se torna único pelo tempo, pelas pessoas, pelo espaço político, pelas ideias. Nunca mais será a mesma coisa. Nunca será o que estamos vivendo na atualidade. Portanto, o SINTUFCE chama os servidores TAE, os servidores docentes, os discentes e toda a sociedade para fazerem parte deste momento.
Sabemos que já houve outras atualizações. Mas a norma nasce, cresce e, por isso, precisa de ajustes, pois a sociedade está em constante transformação. A nossa instituição não poderia ficar inerte, olhando o tempo passar, sem buscar atualizar um instrumento normativo tão importante. Este é o momento da mudança. Venha fazer parte e se empoderar desta nova fase da nossa amada e querida universidade.”
O que é a Estatuinte?
A Estatuinte é um processo formal de revisão e atualização do estatuto de uma instituição, documento que estabelece suas normas, objetivos, organização e funcionamento. O principal objetivo desse processo é adaptar o Estatuto às novas realidades e necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade. Na UFC, a retomada do Processo Estatuinte ocorre após 25 anos da última atualização, representando um marco histórico para a universidade.
Com o avanço da Estatuinte, a expectativa é que a UFC se torne uma instituição mais inclusiva, moderna e alinhada às demandas contemporâneas da educação pública. O engajamento de toda a comunidade acadêmica é essencial para garantir que o novo Estatuto reflita os anseios coletivos e contribua para o fortalecimento da democracia universitária.