Servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal do Ceará assistiram na tarde desta quinta-feira, 13, a uma sessão do filme “Eu, Daniel Blake”, dirigido por Ken Loach.
A atividade, que faz parte do calendário da greve da categoria, aconteceu no Cine Benjamin Abrahão, espaço da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e foi promovida pelo CINE TAE, iniciativa do Comando Local de Greve (CLG) da UFC em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE).
“Eu, Daniel Blake”, conta a história de Daniel, que, após uma parada cardíaca, se afasta do trabalho e busca auxílio financeiro do governo. No meio da burocracia que quase o leva à loucura, ele conhece uma mãe na mesma situação e eles desenvolvem uma forte amizade.
Cinema para reflexão
O Cine TAE promove exibições e debates utilizando filmes com temática política e social. O objetivo do projeto é gerar debates e promover uma reflexão crítica e a ampliação de vozes marginalizadas a partir de questões sensíveis e complexas exibidas no cinema.
Surgida durante as atividades da greve, a programação já contemplou filmes como “A Classe Operária Vai ao Paraíso” (Itália, 1971) e “Um Poquito de Tanta Verdad” (México, 2006)
Espaço cultural ímpar
Localizada no Campus do Benfica, a Casa Amarela Eusélio Oliveira é um equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará . Inaugurada em 27 de junho de 1971, oferece cursos nas áreas de cinema, fotografia e animação, além de formar platéias para a área de audiovisual, difundindo a memória do povo cearense. O espaço dispõe de vasto acervo de filmes, vídeos e fotografias e promove o Cine Ceará, terceiro maior festival de cinema do Brasil, e disponibiliza uma videoteca para estudantes, professores da Universidade e população em geral.
A Casa dispõe ainda de laboratório de fotografia, núcleo de animação, ilhas de edição, salas para os cursos de fotografia, cinema e vídeo e o Cine Benjamin Abrahão, com capacidade para 146 pessoas.
Cinema no interior
Os servidores TAE do campus da UFC em Russas também vem realizando sessões de cinema. A iniciativa, chamada de “Cine Debate”, também já exibiu o filme italiano “A classe operária vai ao paraíso”. Na noite desta quinta-feira (13) promoveu, no hall do campus, uma sessão do filme “Escritores da Liberdade”. Cada sessão é seguida de um debate sobre as questões trabalhistas apontadas.