Ano novo. Janeiro, primeiro mês de 2025 recebeu seu nome em homenagem ao deus Romano Janus, que possuía uma face sempre voltada ao passado e outra ao futuro. Essa alegoria nos lembra que esse momento é justamente de realizar o balanço do que realizamos e o planejamento do que está por vir.
Nós, técnicas e técnicos administrativos em educação da UFCA, da UNILAB e da UFC temos que fazer esse exercício, lembrando que fizemos uma das maiores greves de nossa história, que recebeu adesão dos docentes e das companheiras e companheiros dos Institutos Federais, culminando na grande greve da Educação Federal. Arrancamos conquistas importantes e avançamos em pautas históricas. Nosso SINTUFCE voltou a realizar seu congresso, após 15 anos e esse CONSUFCE marcou uma retomada das discussões democráticas da nossa categoria, trazendo TAE de todo o Ceará para debater carreira, movimento sindical e o futuro da nossa entidade. Fizemos muito e precisamos fazer ainda mais. Afinal, as lutas sempre existirão, enquanto precisarmos defender a Educação Superior e nossas universidades.
Ainda precisamos derrotar o neoliberalismo e garantir que não toquem no serviço público nem nos direitos da classe trabalhadora. O acordo de greve precisa sair do papel e agora a luta, para além do governo, deve ser contra o pior congresso da história, repleto de extremistas de direita e dos conhecidos oportunistas do Centrão, todos liderados por Lira, que vez ou outra arreganha os dentes contra todas e todos os trabalhadores.
Nosso sindicato vai continuar incansável, pois ele é reflexo de uma categoria que mostrou que não aceita ser esquecida.
Comemoremos o ano novo. E planejemos um 2025 melhor para todos e todas, com 30 hs, PGD para todas e todos e debatendo as melhorias como o RSC, a democratização das Universidades e muitas outras!
Feliz ano novo! Que venham as novas lutas!