Compromisso com a transparência: Conselho Fiscal e direção do SINTUFCE adiam votação para garantir análise completa das contas

Assembleia 06 de maio de 2025 (17)

Na manhã desta terça-feira, 06, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) realizou uma Assembleia Geral híbrida com a participação de servidores técnico-administrativos em educação (TAE) das três universidades por ele representadas: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O encontro ocorreu no auditório do sindicato, em Fortaleza, com início às 9h30min, respeitando os prazos regimentais para primeira e segunda chamadas. A assembleia contou com participação tanto presencial quanto remota, garantindo ampla possibilidade de acesso aos filiados.

Durante a atividade, foram repassados informes gerais, com destaque para a atualização sobre a reunião ocorrida no dia anterior, 05 de maio, em Brasília, com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que tratou das negociações nacionais do Acordo de Greve dos servidores federais.

A mesa da assembleia foi composta pelo servidor TAE da UFC e membro do Conselho Fiscal, Edvander Pires, e por dois diretores do SINTUFCE: a coordenadora de Administração e Finanças, Alrineide Pereira, e o coordenador geral, Wagner Pires.

Prestação de contas: votação adiada

O principal ponto de pauta — a aprovação da Prestação de Contas referente ao exercício financeiro de 2023 — teve sua votação adiada após recomendação do Conselho Fiscal, em conjunto com a Diretoria do sindicato. Foi realizada a leitura de um comunicado oficial, que justificou a necessidade do adiamento com base em questões técnicas e de prazos.

Confira abaixo a íntegra do comunicado lido durante a assembleia:

O Conselho Fiscal e a Diretoria do SINTUFCE comunicam que:

  1. Em 18/03/2025, o Conselho Fiscal concluiu e encaminhou a análise integral das contas para inclusão dos dados complementares pelo setor contábil (gráficos, tabelas e ajustes técnicos);
  2. O material com esses acréscimos somente foi disponibilizado ao Conselho na segunda-feira, 05/05, às 19h37;
  3. As alterações realizadas após a análise inicial pelo Conselho exigem verificação minuciosa e o prazo atual impossibilita a validação da consistência dos dados antes da votação.

Diante disso, recomendamos formalmente o adiamento desta assembleia, a fim de:

  • Garantir a análise criteriosa das modificações contábeis;
  • Assegurar a transparência e fidedignidade da prestação de contas.

Reiteramos nosso compromisso com a lisura da gestão sindical e confiamos na compreensão de todos e todas para a correção desta inadequação de prazos.

 

Uma nova Assembleia Geral para deliberar sobre a Prestação de Contas será convocada oportunamente, com data e detalhes a serem divulgados em breve pelos canais oficiais do SINTUFCE.

 

Veja todas as fotos aqui