Comunidade Universitária protesta contra nomeação do novo reitor UFC

A Comunidade Universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC) protestou na noite de ontem (20/08), no cruzamento das Avenidas da Universidade e 13 de maio, contra a nomeação do novo reitor da Instituição, Cândido Albuquerque.

O ato teve início nos jardins da Reitoria UFC e seguiu tomando as ruas do cruzamento das avenidas. Servidores técnico-administrativos, estudantes e professores manifestaram o seu desagrado em relação à nomeação de Cândido Albuquerque, o candidato menos votado na consulta pública para reitor da Universidade, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Para a coordenadora Geral do Sintufce, Keila Camelo, o protesto intensifica a vontade da Comunidade Universitária não aceitar que o reitor escolhido pelo presidente não seja o que encabeçava a lista tríplice. “Nossa manifestação é pela quebra da democracia, nós votamos e escolhemos quem nos representaria na UFC. O Cândido foi o menos votado, ele teve apenas 610 votos, enquanto o Custódio Almeida teve mais de sete mil. A nomeação feita por Bolsonaro contraria o resultado da consulta pública”.

O ato deve duração de 1h30 e terminou na Praça da Gentilândia, em solidariedade aos estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que tiveram cancelada a I Semana de Direitos Humanos pela Reitoria da Entidade. A abertura do evento foi realocada para o espaço público. 

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS