Coordenador do Sintufce apresenta estudo sobre inovação social para a educação superior no semiárido

O coordenador de Campi Avançado do Sintufce, Wagner Pires, participou, nesta quinta-feira, 15, do 1º Congresso Cearense do Campo de Públicas da UFC (CONCECAP), no Campus do Pici. Na ocasião, o diretor, que também é técnico-administrativo da Universidade Federal do Cariri, apresentou um artigo sobre as contribuições da inovação social para a educação superior no semiárido brasileiro.

Em seu estudo sobre os paradigmas de atuação no semiárido brasileiro, Pires afirma que “para se estabelecer uma nova forma de convivência com o semiárido,  é necessário ouvir e entender as pessoas que moram naquela região. Valorizar esses conhecimentos e a partir deles, construir um novo. Esse é o grande desafio de uma política pública de educação superior na conjuntura atual, em que o governo faz cortes significativos em programas sociais.

De acordo com a pesquisa, o coordenador aponta que o poder público e as universidades têm papel fundamental nesse processo.É esse caminho que buscamos trilhar não apenas na UFCA, ou no campus da UFC em Sobral, mas em todas as universidades que atuam nessas regiões que necessitam tanto de um olhar mais sensível do poder público, mas também de quem faz o dia-a-dia dentro das universidades”, concluiu.

SOBRE O CONCECAP

O evento promove o debate de novas perspectivas de planejamento de longo prazo para o Estado do Ceará, contribuindo para o desenvolvimento regional e o aperfeiçoamento do setor público, bem como, gerar conhecimento por meio do compartilhamento de experiências e ideias inovadoras entre a academia, as instituições públicas e a sociedade civil, que estimulem a redução das desigualdades e o aprimoramento dos serviços essenciais para a população como: saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública, geração de emprego e renda, entre outros.

Campo de Públicas é uma expressão utilizada por professores, pesquisadores, estudantes e gestores dos cursos de Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão Social, Políticas Públicas de universidades brasileiras. Esse campo tem por objetivo formar profissionais, gerar conhecimento, desenvolver e difundir metodologias e técnicas, propor inovações sociais e promover processos que contribuam para o fortalecimento da gestão pública, a qualificação e a melhoria da ação governamental e a intensificação e ampliação das formas de participação da sociedade civil na condução dos assuntos públicos.