Diretora de Educação e Cultura do Sintufce defende tese de Doutorado em Ciências Farmacêuticas

A coordenadora de Educação e Cultura do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce), Eudiana Vale Francelino, defendeu, no dia 29/11, sua tese de doutorado intitulada de ‘Investigação de Hipersensibilidade alérgica e não alérgica a medicamentos: Proposta de Modelo de Implantação de Serviço’, no auditório da pós-graduação do bloco de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Eudiana começou sua jornada profissional na UFC no ano de 1993 quando foi aprovada no concurso para o cargo de técnica-administrativa em Educação. Ficou lotada durante nove anos no serviço de arquivo médico e estatístico do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Em 1995, concluiu o curso de Farmácia, também pela UFC, e foi transferida para o setor de Farmácia Central do HU. Em 2001, especializou-se em Farmácia Hospitalar pela UFC e em 2002 foi transferida para o Departamento de Farmácia da mesma Instituição.

Devido sua proximidade com a docência, Eudiana enveredou pelo caminho acadêmico. Chegou a ser professora de Química no Colégio Liceu do Conjunto Ceará. Em 2004, foi aprovada no Mestrado de Ciências Farmacêuticas e em 2012 ingressou no Doutorado na mesma área, ambas especializações realizadas na UFC.

Além disso, a servidora trabalha em dois projetos de extensão da UFC, o Centro de Farmacovigilância do Ceará e o Centro de Estudo em Alergia Medicamentosa e Alimentar, que funcionam no Departamento de Farmácia e são vinculados ao Programa de Extensão coordenado pela professora Mirian Parente Monteiro.

Eudiana também prestou serviço para o Hospital Geral Dr. César Cals, onde atuou como farmacêutica na Farmácia Ambulatorial. Atualmente, além de servidora da UFC, encontra-se como coordenadora da pós-graduação da UniATENEU, em alguns cursos na área de saúde, e segue docência na UNICE, ministrando aulas no curso de Graduação em Farmácia.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS