Diretoria do SINTUFCE inicia 2015 com o II Seminário Interno de Planejamento Estratégico

Os objetivos da atividade foram avaliar e mensurar os feitos de 2014 e planejar ações de 2015

A Diretoria Colegiada do SINTUFCE esteve reunida nos últimos dias 12 e 13 de janeiro, durante manhã e tarde, no auditório da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UFC, para o II Seminário Interno de Planejamento Estratégico desta gestão. Os objetivos da atividade foram os de avaliar e mensurar os feitos do ano de 2014 e planejar as ações de 2015 – segundo ano da gestão Vamos à Luta com ética e transparência. “A diretoria está engajada em vencer todos os desafios postos para mais avanços nas lutas políticas locais e novas conquistas para a qualificação e empoderamento dos servidores da UFC, Unilab e UFCA”, explicou a coordenadora Geral do SINTUFCE Telma Araújo.

A programação foi iniciada, na manhã de segunda-feira (12/01), com a Oficina de Construção do Plano de Trabalho dos próximos seis meses, atividades conduzidas pela coordenadora de Educação e Cultura do SINTUFCE Heveline Ribeiro e pelo coordenador Geral do SINTUFCE José Raimundo. O diretor, em seguida, ministrou palestra sobre Planejamento Estratégico, provocando a reflexão e discussão sobre “Porque planejar?” e “Onde estamos e aonde pretendemos chegar?”.  

Heveline Ribeiro explica que “o foco principal no nosso planejamento para os próximos seis meses foi a organização política da diretoria, visando, inclusive, o Congresso da Fasubra, onde apresentaremos propostas de encaminhamentos à lutas locais e nacionais da categoria. Em 2015, reforçaremos também a aproximação do sindicato ao servidor, especialmente por meio da realização de reuniões setoriais em Fortaleza e campi avançados. Isso é fundamental! Além disso, nossos esforços estarão concentrados em levar as informações necessárias à vida funcional do servidor até eles. Essa visão corrobora com o contexto de sindicato científico no qual o SINTUFCE está inserido hoje, com ações planejadas, acompanhadas e avaliadas. O servidor verá a diferença e os avanços que conquistaremos neste novo ano de gestão”.

 

À tarde, após apresentação das propostas de ação de cada coordenação, os diretores elaboraram o Planejamento Estratégico de 2015 do SINTUFCE, que parte dos compromissos assumidos (clique aqui para acessar) pela diretoria durante as eleições, em março de 2014, e elenca as demandas prioritárias de cada pasta para os próximos meses. Na oportunidade, também foi apresentada e discutida proposta de Criação de um Manual de Procedimentos Administrativos do SINTUFCe.

 

Na manhã de terça-feira (13/01), as dez coordenações expuseram  seus Planos de Ação e propostas de Reestruturação Administrativa da entidade, que foram submetidos a apreciação dos colegas e encaminhamentos. O seminário foi encerrado, à tarde, com o debate sobre “O que é um sindicato e o papel do dirigente sindical na atualidade”, conduzido pelo advogado do SINTUFCE Clóvis Renato.

 

Sobre as ações da gestão em 2014 e perspectivas para 2015, José Raimundo destaca que “em 2014, tivemos três meses de greve, com um ritmo intenso de atividades diárias. Já o período pós-greve serviu para avaliarmos a conjuntura política, influenciada por um governo de continuidade que estava sendo preparado em âmbito federal, e reforçarmos as lutas locais, contra o ponto eletrônico, pelas 30 horas e em combate ao assédio praticado contra os servidores pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Também organizamos a casa e ponderamos a realidade do sindicato, rumo à concretização das promessas de campanha. Agora, deliberamos os passos a serem dados em 2015 e implementaremos projetos nas coordenações jurídica, de esporte e lazer, de políticas sindicais e em outras pastas”.

Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora Geral Keila Camelo, e acompanhados pelo companheiro Pereira, membro da Escola de Formação da Central do CSP Conlutas; por Almiram Rodrigues, representando a Fasubra; e pelo advogado do SINTUFCE, membro da comissão de Ética da OAB, Thiago Pinheiro. 

Notícias RElacionadas