Teve início nesta terça-feira, 24 de junho, o processo eleitoral que definirá a nova Diretoria Colegiada e o novo Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) para o triênio 2025–2028.
A votação ocorre em formato híbrido, com terminais presenciais e sistema virtual, garantindo ampla participação dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) das universidades UFC, UFCA e Unilab.
O primeiro dia de votação foi marcado por grande movimentação nos locais presenciais e por instabilidades técnicas iniciais na sede do Sindicato, em Fortaleza, que foram prontamente contornadas. No Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), a votação segue em horário estendido, até às 20 horas, para contemplar os trabalhadores em regime de plantão.
Em Pentecoste, o funcionamento ocorre até às 16 horas e segue sem nenhuma intercorrência.
A votação online permanece disponível até às 20h desta quarta-feira, 25, representando uma alternativa fundamental para garantir a participação da categoria, especialmente dos companheiros da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).



Nesta quarta-feira (25), os terminais de votação continuarão operando nos seguintes horários:
- Sede do SINTUFCE (Fortaleza): das 08h às 17h
- Complexo Hospitalar da UFC: das 08h às 20h
- Votação online: até às 20h
Maycon Anderson, integrante da Comissão Eleitoral, destacou a expressiva participação da categoria e comentou sobre as dificuldades e os avanços observados no processo:
“O ritmo agora à tarde está mais tranquilo, no geral. Durante a manhã, tivemos uma presença expressiva nos locais de votação. No ambiente virtual, muita gente segue votando! Estou de plantão por e-mail e nas chamadas ao número de telefone da comissão.”
Segundo Maycon, há relatos de dificuldades, principalmente entre servidores aposentados, mas também um retorno positivo quanto à facilidade do sistema:
“Recebemos muitos relatos de dificuldades, especialmente de aposentados que não estão familiarizados com a tecnologia. Mas, ao ligar para cá, a maioria consegue realizar o processo com nosso apoio. Quando não conseguem, orientamos e encaminhamos aos pontos de apoio presencial. Ao mesmo tempo, há muita gente elogiando o sistema, pela facilidade de votar diretamente do celular, o que ampliou o alcance e a comodidade.”
A Comissão Eleitoral segue disponível para orientar e esclarecer dúvidas através do e-mail: [email protected] e do telefone(85) 99945-9968