Confira os locais de votação
O SINTUFCE, no uso de suas atribuições legais, convocou eleições para representantes dos servidores técnico-administrativos no Conselho Universitário e Conselho Curador da UFC, a realizar-se hoje, dia 12 de novembro de 2014 nos diversos departamentos da UFC. A coleta dos votos ocorrerá nos campi do Benfica, Porangabuçu, Pici e Labomar, e nos campi avançados de Sobral, Quixadá e Fazenda Experimental Vale do Curu em Pentecoste. Poderão votar e receber votos todos os servidores técnico-administrativos em atividade na UFC, conforme o § 2o do Artigo 10 do Estatuto da UFC, vetado aos conselheiros que já tenham cumprido dois mandatos consecutivos, conforme o § 3o do mesmo artigo.
Confira, abaixo, os nomes dos técnico-administrativos candidatos a representante no Conselho Universitário (por ordem alfabética)
Djalma Siqueira Pereira
Casa Amarela/DVS
Servidor da UFC desde 1994 exercendo a função de Vigilante. Atualmente, trabalha na Casa Amarela Eusélio Oliveira. É graduado em Economia (UECE) e História (UVA) e mestre em Economia (UFC). Hoje, coopera com a condução do SINTUFCE na Coordenação de Administração e Finanças, função que lhe foi confiada pela categoria para as gestões 2011-2014 e 2014-2017. Foi conselheiro no Consuni de 2010 a 2011, período no qual representou os servidores ativamente, tendo, inclusive, sido o autor da proposta de realização de eleições para o Conselho Curador, dando voz e vez aos técnico-administrativos, que agora têm cadeira no Conselho. Antes, o Conselho de Curadores era composto somente por professores, alunos e comunidade externa.
Além disso, apresentou ao Consuni, quando conselheiro, proposta de instituição de 1/5 da composição dos Conselhos de Centro ser de representantes dos técnico-administrativos. A proposta foi aprovada, mas não foi cobrada na gestão posterior do Consuni, da qual não participou. Exerceu também o cargo de diretor da Divisão de Zeladoria por 8 anos e está no terceiro mandato da Comissão Interna de Carreira (CIS), lutando pelos direitos dos técnico-administrativos e avançando nas demandas identificadas.
Decidiu candidatar-se para a eleição de representantes do Conselho Universitário porque, lamentavelmente, nada foi feito em defesa dos técnico-administrativos nos últimos três anos de duração desta última gestão do Consuni. Nenhuma proposta que traga beneficios para os que constroem a universidade foi aprovada. Não se viu nenhuma defesa em prol da paridade na eleições para Reitor e das 30 horas, e nem houve resistência à aprovação da Ebserh.
Hermes Abreu Filho
Secretaria de Tecnologia da Informação
Abraçou o serviço público em 1982, quando ingressou na UFC para graduar-se no Curso de Processamento de Dados. Na ocasião, foi bolsista de programação do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) por um ano. Em 1983, participou do concurso para o cargo de Programador de Computador. Quando formou-se, em 1985, assumiu o cargo de Analista de Sistemas, agora designado como Analista de Tecnologia da Informação. Há 31 anos, tem prestado serviços à UFC na área de Computação. Além disso, foi professor de Informática no Colégio Santo Inácio, no SENAC e nos diversos cursos promovidos pelo NPD para comunidade universitária. Graduado também em Filosofia (UECE), Psicologia (UNIFOR) e graduando em Ciências Sociais (UECE). Fez mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ) e está finalizando a especialização em Teoria Psicanalítica (UNIFOR).
Entende que a participação política também se constrói no cotidiano das relações profissionais no locus de nosso exercício público como servidores técnico-administrativos. A sua candidatura como representante do Conselho Universitário se apresenta como fruto dessa responsabilidade social e comunitária experienciada e compartilhada na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e no convívio com as diversas pessoas que interagem com a unidade. Nesse sentido, foi escolhido, em votação na STI, para colaborar, com nossa instituição, na reflexão e na ação em prol de um espaço de crescimento e amadurecimento humanos.
Isabel Cristina Ribeiro Gonçalves de Medeiros
Maternidade Escola Assis Chateaubriand
Servidora da UFC há 28 anos. Graduada em Enfermagem pela UNIFOR, pós-graduada em Educação em Saúde Pública pela UNIFOR, especialização em Enfermagem Obstétrica e Obstetrícia Social pela UFC, especialista em Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará, bacharel em Direito pela UNIFOR. Atualmente, membro do Conselho Fiscal do SINTUFCE.
Juliana Nogueira Avelar
Curso de Publicidade e Propaganda/ICA
Servidora da UFC desde 2008 como Assistente em Administração. Atualmente está lotada no curso de Publicidade e Propaganda do Instituto de Cultura e Arte-ICA. Desde 2012 participa ativamente do Fórum de Servidores do ICA e foi uma das idealizadoras do “GT das 30 horas” iniciado durante a greve dos servidores técnico-administrativos de 2014. É formada em Ciências Sociais (UECE), Direito (UFC) e Mestre em Sociologia (UFC). Durante a graduação participou do Centro Acadêmico de Ciências Sociais e do Diretório Central dos Estudantes da UECE.
Decidiu candidatar-se para a eleição de representantes do Conselho Universitário por acreditar que a representação dos servidores nesta instância deliberativa deve ter uma atuação fundada no debate contínuo com a categoria. Acredita que a ‘paridade’ é uma pauta prioritária para que a importância dos servidores e discentes seja reconhecida na comunidade universitária e entende que os ‘turnos contínuos’ são o primeiro passo para que o princípio da eficiência passe a ser norteador no funcionamento da universidade.
Confira, abaixo, o nome do técnico-administrativo candidato a representante no Conselho Curador da UFC (por ordem alfabética)
João Portácio Filho
Diurb/ Pici
Servidor da UFC desde 1994 exercendo a função de Jardineiro. Atualmente, trabalha na Divisão de Zeladoria e Serviços Urbanos – DIURB/PICI. Contribui para as lutas da categoria tendo sido eleito coordenador do SINTUFCE para o período de 2003 a 2005. Foi diretor do DIURB por três anos, chefe da oficina do Departamento de Transporte durante 1 ano, atualmente, é Superivisor da DIURB.
Decidiu candidatar-se para a eleição de representantes do Conselho de Curadores da UFC motivado pelos lamentáveis casos de corrupção na UFC, que ficam abafados dentro da universidade, mas que ganham amplo espaço nos jornais quando descobertos, tamanha é a gravidade. Acredita que a participação dos técnico-administrativos no Conselho de Curadores, antes restrita aos professores, será uma importante contribuição para a transparência das contas e ações da universidade.
Confira, abaixo, os locais de votação