Em defesa da democracia, em defesa das Universidades Públicas

Em defesa da democracia, em defesa das Universidades Públicas

As universidades federais cearenses são uma conquista do povo trabalhador. São instrumentos de inclusão social e desenvolvimento, ao proporcionarem educação de qualidade, pública e gratuita, voltada para o combate à desigualdade social, ao dedicar 50% de suas vagas para estudantes cotistas, além de realizarem serviços que fornecem inovação e tecnologia para que possamos avançar com mais justiça social e equidade para todos.

É preciso defender essas universidades e lutar pela efetiva implantação das jovens universidades como a UFCA e a UNILAB, bem como permitir que a UFC, nossa maior e mais conceituada instituição de Ensino Superior, possa alçar voos ainda mais altos, no que se refere à atuação acadêmica.

Desejamos que os servidores da UFC, da UFCA e da UNILAB tenham locais de trabalho saudáveis e onde possam desempenhar suas atividades com segurança. Onde possam crescer pessoal e profissionalmente, sem assédio e sem perseguições. Queremos que os aposentados e pensionistas continuem a ter seus direitos, bem como tenham o respeito que merecem, pelos anos que dedicaram à universidade.

Para tanto é preciso revogar o teto de gastos e garantir os recursos necessários para que as universidades sigam em sua missão. Por isso o SINTUFCE não pode se manter neutro, nem ausente. Não há um minuto a perder. Privatizações, cortes de verbas, retirada de direitos, não podem ter apoio dos servidores das Universidades cearenses. O fim da universidade gratuita, de qualidade e inclusiva tem que ser denunciado, bem como os apoiadores desse projeto nefasto.

Ressaltamos nossa postura sindical independente, mas não podemos permitir que entre a aguerrida base de luta do SINTUFCE, haja um único voto em um programa que contraria toda a história de nosso sindicato, construído na luta contra a ditadura e pelos direitos, que hoje se encontram em risco.

Chamamos os servidores para apoiar o projeto que permitirá que as conquistas do povo trabalhador não sejam mais retiradas. Um projeto que vê a importância da educação superior e que vai dar apoio às nossas universidades. Por isso, o SINTUFCE dialoga com cada servidor, para que neste segundo turno, reflita e vote em Haddad. Um voto pela democracia, pelos direitos. Um voto para que a UFC, a UFCA e a UNILAB tenham futuro.

 

RESSALTAMOS NOSSA LUTA SEM TRÉGUAS:

PELA UNIVERSIDADE PÚBLICA GRATUITA E DE QUALIDADE!

EM DEFESA DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS E DO SUS!

PELA REVOGAÇÃO DA EC- 95 (TETO DOS GASTOS) CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA!

CONTRA TODA A FORMA DE VIOLÊNCIA, POR UM PAÍS SEM MEDO, SEM RACISMO, MACHISMO E HOMOFOBIA!

 

Diretoria Colegiada do Sintufce

 

 

SEM RACISMO, MACHISMO E HOMOFOBIA!