Os preparativos para o IX Congresso dos Servidores e Servidoras das Universidades Federais do Ceará (CONSUFCE) acabam de concluir mais uma etapa. Após 18 reuniões realizadas nos vários locais de trabalho espalhados no Estado, foram eleitos os delegados e observadores que vão representar os TAE no Congresso, que será realizado de 18 a 22 de novembro de 2024 no Sesc Iparana. A última reunião foi realizada no Campus Palmares, da Unilab, em Acarape, nesta quarta-feira, 30. Estiveram presentes na unidade a coordenadora de campus avançado do SINTUFCE, Karla Florentino, e três integrantes da comissão organizadora do evento: Elaine Teixeira, Antonieta Eusébio (Tieta) e Cássia Araújo, que também é coordenadora de administração e finanças do SINTUFCE.
Além da UFC em Fortaleza, Quixadá, Crateús, Russas, Itapajé e Sobral, foram escolhidos os representantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Também foram escolhidos os delegados da Unilab em Redenção.
“Todos os delegados e delegadas foram escolhidos pelo voto dos colegas de forma democrática e demonstram o envolvimento dos servidores de todos os campi das universidades federais do Ceará na construção do CONSUFCE. Esse é um importante momento para todos e todas que fazem parte deste sindicato. Um sindicato aguerrido, de luta, desde os idos de 70. Portanto, todos que fizeram parte destas escolhas, sejam sindicalizados ou não, tiveram um papel importante, pois a delegação que se fará presente no Congresso vai ter a chance de mudar o rumo da história”, afirma Cássia Araújo.
Os delegados escolhidos terão o papel de direcionar as lutas dos próximos anos. Os observadores, mesmo não tendo direito ao voto, estarão presentes para somar nas discussões. “Esta é a gestão De Todas as Caras, Cores e Lutas, entregando uma gestão onde somos todos parceiros”, conclui Cássia.
O coordenador geral do SINTUFCE, Wagner Pires, explica que a Comissão Organizadora agora vai dar os últimos retoques na preparação do Congresso, com a organização da programação e da recepção dos delegados, observadores e convidados. “Estamos planejando tudo para que seja um grande evento, onde vamos debater temas importantes, que refletem as lutas que estão sendo travadas no dia a dia da classe trabalhadora”, adianta. “Vamos contar com a presença de convidados de todo o Brasil, o que deve enriquecer as discussões para que possamos elaborar com a nossa base o nosso plano de lutas, reformular o nosso estatuto e avançar para consolidar o SINTUFCE como um sindicato de todas as caras, de todas as cores e de todas as lutas”.