Será realizada nesta terça-feira (23), às 16h, a solenidade de instalação da Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na cerimônia, que ocorrerá no auditório da Reitoria, serão empossados os 21 membros, cujos nomes foram homologados em junho deste ano pela UFC. A comissão tem a proposta de ser um fórum institucional de discussão sobre direitos humanos na Instituição. Os membros, que terão mandato de dois anos, foram indicados pelas unidades acadêmicas. A lista inclui professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.

De acordo com o Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, a comissão também terá a tarefa de acumular conhecimentos crítico e acadêmico sobre a temática, reunindo pesquisas que já vêm sendo elaboradas na Universidade para a formação de um acervo. O novo instrumento terá a capacidade de recomendar sanções que vão desde p aconselhamento à abertura de processo administrativo disciplinar.

"A comissão não é para ficar de plantão esperando fatos de corrupção dos direitos humanos ocorrerem. Ela foi constituída para ser um fórum permanente de discussões sobre os temas inerentes aos direitos humanos", esclarece o Vice-Reitor. "É um fórum, basicamente, que também tem a prerrogativa de analisar, de emitir pareceres quando for o caso de ocorrência de algum fato que possa necessitar de um posicionamento da Instituição". A UFC teve uma Comissão de Direitos Humanos anteriormente, mas ela não chegou a funcionar adequadamente. A nova comissão, no entanto, já nasce legitimada pelas unidades acadêmicas, que fizeram indicação de nomes para a lista.

Fonte: Portal da UFC

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651