FASUBRA inicia série de visitas a ministérios para fortalecer articulações

Esplanada dos Ministérios

Na tarde desta terça-feira, 13, dirigentes da FASUBRA foram recebidos no Ministério das Mulheres, em Brasília. A reunião contou com a presença da assessora especial Ísis Menezes Táboas; da coordenadora-geral de Cultura Lucimara Cardozo e da assessora do gabinete, Ana Maria Santos Rocha, que representaram a ministra  Aparecida Gonçalves.

Essa visita faz parte de uma ampla estratégia da FASUBRA, que inclui encontros com 16 ministérios ao longo das próximas semanas. O objetivo central dessas articulações é buscar o apoio das ministras e ministros para assegurar o cumprimento do acordo resultante da última greve. Além disso, a FASUBRA pretende discutir políticas públicas que beneficiem as diversas profissões contempladas pelo Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), especialmente no contexto do Projeto “Universidade Cidadã para os Trabalhadores”.

Durante o encontro, a FASUBRA demonstrou interesse em conhecer as iniciativas do Ministério das Mulheres, criado no governo Lula para fortalecer políticas públicas voltadas à igualdade de gênero e ao combate às formas de preconceito e discriminação da sociedade patriarcal. A Federação propôs a criação de uma agenda de reuniões para discutir temas prioritários para a categoria, como feminicídio zero, combate ao assédio moral e sexual e igualdade salarial entre homens e mulheres.

Ao término da reunião, a assessora especial Ísis Menezes Táboas sugeriu que a FASUBRA formalizasse os temas a serem discutidos, a fim de organizar uma agenda de encontros futuros, reforçando o compromisso do Ministério das Mulheres com a luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Vale ressaltar que o SINTUFCE, comprometido com as mesmas causas, é filiado à FASUBRA, fortalecendo, assim, a representatividade dos servidores técnico-administrativos em educação nas discussões nacionais e contribuindo para a construção de políticas públicas que atendam aos interesses da categoria.

Com informações da FASUBRA