Fasubra propõe agenda para discutir problemas causados pela gestão da EBSERH

O presidente da empresa afirmou que a aproximação da FASUBRA contribuirá para solução de parte dos problemas

Por Luciana Castro – jornalista da Fasubra

Pela primeira vez, representantes da FASUBRA Sindical se reuniram com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Newton Lima. O evento aconteceu na tarde de quarta-feira, 5, na sede da empresa, no Setor Comercial Sul.

A FASUBRA apresentou problemas recorrentes da atual gestão da EBSERH e apresentou a proposta de construção de uma agenda de discussões para resolução. Um dos principais pontos foi referente a igualdade e respeito no tratamento aos trabalhadores técnico-administrativos, cedidos à EBSERH.

A dificuldade dos gestores da empresa em coordenar as relações de trabalho dentro dos Hospitais Universitários Federais também foi discutida. Segundo a FASUBRA, essa dificuldade reflete na qualidade de vida dos trabalhadores de forma negativa. Hoje, os HUs apresentam em seu quadro funcional trabalhadores amparados pelo Regime Jurídico Único (RJU) e trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

De acordo com a federação, a causa da dificuldade seria o desconhecimento por parte dos gestores das diferenças de legislação trabalhista. Alguns problemas enfrentados pelos trabalhadores são as relações interpessoais conflituosas e a relação laboral ruim (insalubridade, avaliação profissional). A representação da FASUBRA também reafirmou a posição contrária ao projeto da EBSERH.

Newton Lima considerou a importância da luta da federação e sua história. Disse que, em dois meses de gestão, constatou que os problemas apresentados ocorrem de fato. “O que não fomos capazes de fazer, ainda, é construir uma harmonia de relações entre os concursados (RJU e CLT)”, disse Lima. Afirmou que a aproximação da FASUBRA é positiva e que contribuirá para solução de parte dos problemas.  Na ocasião, Lima falou sobre a disposição em construir uma cultura de gestão que reconheça o papel dos trabalhadores independente da diferença de regimes de trabalho.  “Nos interessa a construção dessa nova relação com a FASUBRA e a palavra de ordem hoje é pactuação”, disse Lima. O presidente se comprometeu em iniciar a agenda no fim de agosto.

A FASUBRA Sindical encaminhará a pauta de discussões para ser protocolada na próxima semana.

Fonte: http://www.fasubra.org.br/index.php/fasubra/795-fasubra-propoe-agenda-para-discutir-problemas-causados-pela-gestao-da-ebserh

Notícias RElacionadas