A Fasubra Sindical protocolou, na tarde desta segunda-feira (30), um ofício dirigido ao Secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijó, solicitando esclarecimentos sobre a retirada de pontos importantes da Minuta do Projeto de Lei que formaliza os acordos resultantes da última greve. O documento, que seria encaminhado ao Congresso Nacional, teve trechos retirados sem aviso prévio, o que gerou preocupação entre a categoria.
No ofício, a Direção Nacional da Fasubra destaca o desconforto e a desconfiança que a categoria sentiu diante da exclusão dos pontos acordados, considerados cruciais para o cumprimento do que foi negociado durante a greve. A Federação também cobrou uma justificativa formal sobre a decisão que levou à retirada desses pontos da proposta legislativa.
Segundo a Fasubra, “a ação do MGI coloca em risco a confiança estabelecida no processo de negociação e compromete o diálogo entre governo e trabalhadores. A retirada desses itens da minuta do PL pode afetar diretamente os trabalhadores, que esperavam a implementação dos acordos firmados como parte do término da greve”.
“O ofício da FASUBRA deveria possuir um teor mais forte, de acordo com o posicionamento das bases, cobrando a manutenção dos pontos do acordo e denunciando a quebra do mesmo”, aponta Wagner Pires, coordenador geral do SINTUFCE. “Não bastam esclarecimentos. Não podemos normalizar a postura do governo pedindo esclarecimentos. Nada justifica o desrespeito com a categoria”.
Leia o documento na íntegra https://www.sintufce.org.br/wp-content/uploads/2024/09/OF.-160.2024-MGI-SOLICITACAO-DE-JUSTIFICATIVA.pdf
Com informações da Fasubra