Golpistas tentam enganar filiados ao SINTUFCE: OAB alerta para o golpe do falso advogado

Direito

De acordo com informações apuradas e divulgadas pelo Diário do Nordeste, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) alerta para um aumento expressivo no número de fraudes envolvendo criminosos que se passam por advogados. Apenas nas últimas semanas, a entidade recebeu 101 denúncias relacionadas ao chamado “golpe do falso advogado”.

Ainda segundo o Diário do Nordeste, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) já instaurou um inquérito para investigar os crimes, que estão sendo apurados pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). De acordo com a corporação, o processo segue com levantamentos sigilosos e oitivas de vítimas e suspeitos. Novas informações serão divulgadas futuramente para não comprometer as investigações.

O golpe, que já vinha sendo aplicado há alguns meses, também gerou preocupação no Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE).  Segundo relatos, criminosos entram em contato com servidores alegando a existência de processos judiciais em fase de liberação, solicitando informações bancárias, documentos pessoais e até transferências financeiras via Pix. As vítimas são induzidas a acreditar que estão pagando custas judiciais ou impostos para garantir o recebimento de valores judiciais.

Diante do agravamento da situação, a OAB-CE reforçou a necessidade de vigilância e colaboração para combater esse crime. “Temos encaminhado periodicamente informações às autoridades para auxiliar no andamento do inquérito. Nosso compromisso é garantir que esse tipo de golpe seja combatido com rigor, protegendo a advocacia cearense e a sociedade”, afirmou a entidade em nota.

O coordenador estadual de Fiscalização adjunto da OAB-CE, Daniel Ibiapina, lembra que a prática criminosa já havia sido notificada à polícia no ano passado e que, no início de 2025, houve uma intensificação das ocorrências.

Como se proteger do golpe:

✔ Não forneça seus dados pessoais ou bancários a terceiros.
✔ Não realize pagamentos a supostos advogados sem verificar a autenticidade da solicitação.
✔ Entre em contato imediatamente com o departamento jurídico do SINTUFCE em caso de dúvidas.
✔ Compartilhe este alerta com colegas, amigos e familiares.

O SINTUFCE reforça que nenhum processo judicial conduzido pelo sindicato exige o pagamento de valores diretamente ao advogado ou à entidade, seja por Pix ou depósito bancário.

Servidores que tenham recebido mensagens suspeitas devem evitar qualquer transação financeira, bloquear o contato imediatamente e reportar o caso ao Departamento Jurídico do SINTUFCE, através do telefone (85) 99444-8609. 

A conscientização e a prevenção são fundamentais para evitar prejuízos causados por esse tipo de fraude. Autoridades seguem monitorando a situação e reforçam a importância de denúncias para responsabilizar os envolvidos.