Avaliação
“Estamos vindo de um processo de quase quatro meses de uma luta difícil, de uma luta árdua, em que nós sabemos que nem todos encampam a luta e alguns são até contrários.
Nós lutamos da forma que pudemos, com aquilo que temos, para defender nossos salários e a universidade pública e de qualidade. (…)
A greve é o único instrumento que temos. Se nós não tivéssemos entrado em greve, nós não teríamos nem essa pequena correção no salário e nos auxílios. Se não fizéssemos a greve, o ganho teria sido zero. Estávamos com o auxílio-creche congelado há quase 20 anos.
Não estamos saindo derrotados da greve, porque sabíamos, quando começamos, do ambiente hostil em que estamos, de um governo que não respeita os trabalhadores e que tira direitos.
Tínhamos noção de que não teríamos grandes ganhos. Temos que assumir e acreditar que não estamos saindo derrotados. Nós conseguimos derrotar um governo que já tinha anunciado que não haveria aumento para servidores públicos até 2019. Então, isso é um ganho, é a vitória que conseguimos.
Foi o suficiente? Não! Significa que temos que continuar lutando. Se estivermos juntos, lutando pela mesma causa, nós vamos conseguir. Estamos saindo com a vitória que nos foi possível.
Voltaremos ao trabalho com esperança nos nossos corações e a certeza de que dias melhores virão. Isso, no entanto, será possível somente através da nossa luta. Por isso, nós dizemos: vamos à luta TODOS com muita ética e transparência!“.
Mensagem de Lurdes Souza (Lurdinha), coordenadora de Administração e Finanças do Sintufce, dita durante a assembleia de hoje. Veja em https://www.youtube.com/watch?v=1_LduLU2VLU
Parabéns a todos que estiveram presentes na luta de 2015!
CLIQUE AQUI para ler a notícia sobre o acordo que resultou no fim da greve e ouvir os áudios das reuniões com o governo.