As atividades do movimento grevista dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará desta terça-feira (2) foram realizadas, pela manhã, no Campus do Pici. O objetivo era conscientizar os servidores do maior campus da UFC sobre a paralisação. O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE), Wagner Pires, destacou a abrangência nacional do movimento e deu as diretrizes sobre a mobilização da manhã. Ele orientou que os servidores presentes se dividissem em grupos para fazer um trabalho de sensibilização sobre a conjuntura do movimento, a reestruturação da carreira e as atividades essenciais definidas pelo Comando Local de Greve (CLG).
A comitiva saiu em caminhada pelo campus, visitando unidades do Centro de Ciências (CC), Centro de Ciências Agrárias (CCA) e Centro de Tecnologia (CT), bem como unidades que já haviam sido palco do ato na semana passada, como as oficinas e o almoxarifado.
Durante a tarde, a reunião do CLG ocorreu na tenda montada nos jardins em frente à Reitoria da UFC, no Campus do Benfica. No início do encontro, foi feito um minuto de silêncio em memória aos estudantes Rhuan Gomes Cavalcante e Roberta Feijão Teixeira Vital, ambos do Campus da UFC em Russas, falecidos no último dia 31 de março. O campus daquele município decretou luto oficial de três dias.
Na sequência, foram dados informes sobre as atualizações do Comando Nacional de Greve (CNG), instalado em Brasília, e a participação de delegados representando as bases de entidades sindicais de técnicos administrativos em Educação (TAE) de todo o País. Os presentes também tomaram conhecimento sobre a entrega, em 27 de março, do relatório final do grupo de trabalho da Reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras da categoria, o PCCTAE, composto por membros da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), sindicatos e os Ministérios da Educação e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Uma atividade para detalhar os principais aspectos desse relatório da reestruturação da carreira será realizada na próxima quinta-feira (4), a partir das 14h, na Reitoria da UFC.
Entre os encaminhamentos da reunião, deliberou-se sobre o alinhamento para a próxima reunião com o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, na quinta (4) pela manhã, e também foram aprovadas as visitas técnicas do comando local de greve ao Campus da UFC em Crateús, à Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Com anuência dos presentes, foi remarcada a Assembleia Geral para a próxima segunda-feira (8), às 14h, em formato híbrido, presencial e com transmissão online para os campi do Interior, com o objetivo de prestar contas do fundo de greve e eleger delegados para viajar a Brasília na segunda quinzena de abril para as atividades do Comando Nacional de Greve.
Material produzido pelo Comando Local de Greve TAE/UFC