Nota de apoio às trabalhadoras e aos trabalhadores da URCA e da UECE

Lutar não é crime.

Greve é um direito assegurado pela constituição. Mesmo assim, temos visto que cada vez mais os governos têm se utilizado de mecanismos cada vez mais antidemocráticos para impedir o exercício desse direito.

Cada categoria assume riscos imensos ao lutar por seus direitos utilizando a greve como ferramenta para isso. O que aconteceu recentemente com as trabalhadoras e trabalhadores da URCA e da UECE é uma pequena amostra disso. Sua greve foi declarada ilegal poucos dias depois de sua deflagração. Precisamos nos colocar contra essa medida e expressar nossa indignação contra ela.

Ao mesmo tempo, declaramos nosso apoio e solidariedade aos camaradas da URCA e da UECE. Nós Técnicas e Técnicos das universidades federais no Ceará, que estamos em luta por valorização e respeito, por melhores condições de vida e trabalho, não poderíamos deixar de dizer aos lutadores das universidades estaduais que estamos juntos! E que iremos avançar para uma grande greve geral da educação em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada!

SINTUFCE, o sindicato de todas as caras, de todas as cores e de todas as lutas!