Na Segunda-feira, 27, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), esteve reunido com a Gestão da Universidade Federal do Ceará UFC), em audiência presidida pelo reitor, Cândido Albuquerque, para discutirmos sobre a Portaria nº 234, que trata sobre o retorno presencial dos setores administrativos na Universidade.
Neste momento, defendemos que o retorno presencial deve acontecer mediante a garantia de segurança para todos, obedecendo os devidos protocolos de segurança sanitária, considerando que os servidores da UFC já passaram por situações bastante sofridas e dolorosas, com perdas irreparáveis de entes queridos. Por esta razão, acreditamos que não seria coerente retornarem ao trabalho e para um ambiente inseguro ainda no contexto de uma pandemia.
Diante deste cenário, a diretoria colegiada do SINTUFCE reiterou sua preocupação com a necessidade do retorno às atividades de forma segura para todos os servidores e ressaltou, ainda, que o Sindicato não solicitou a reunião para se contrapor a Portaria, mas para obter os devidos esclarecimentos sobre algumas questões que considera relevantes.
Questionamos, por exemplo, se a Universidade realizou alguma pesquisa de quantos servidores já haviam concluído o esquema completo das duas doses e principalmente de garantias, pela Gestão, de que seriam cumpridos todos os protocolos de Biossegurança. O SINTUFCE entende, e este entendimento é baseado na Ciência, seguindo o que é preconizado pela OMS, de que mesmo com o esquema vacinal completo, não se tem a garantia de 100% de segurança.
A segurança poderá ser adquirida, mediante dois principais fatores: O primeiro, de que todos os servidores aptos a se vacinar tenham tomado às duas doses, completando o esquema vacinal, preconizado até então, e o segundo, com a ajuda da Administração Superior, e suas chefias, seguir à risca os protocolos de segurança, com a disponibilização de EPIs e cuidados para manter o distanciamento em cada setor desta universidade. Sabemos que precisamos da ajuda de todos nesta nova fase e que devemos estar atentos para o cumprimento da efetivação das Normas e procedimentos para um retorno seguro.
Saímos da reunião com a Garantia do Gestor da Universidade de que todos os protocolos de Biossegurança serão cumpridos e publicizados. Importante dizer que as gestantes nesse momento não irão retornar as suas atividades e que o retorno dos servidores com comorbidades será flexibilizado, mediante negociação com as chefias.
Segundo informou o professor Glauco, “o Gestor direto da área, o chefe imediato, tem que estar atento para tratar cada servidor com suas devidas características”. Saímos da reunião com a certeza de que que devemos fiscalizar este retorno, com ajuda de todos que compõem a Universidade.
Os demais representantes da Administração Superior da UFC nos garantiram, ainda, um ambiente com toda a segurança aos que já estão trabalhando e aos que estão retornando às atividades. O que nos cabe, neste momento, é realizarmos uma rigorosa fiscalização dessas garantias e, caso seja observado o descumprimento dos termos estabelecidos, iremos intermediar pontualmente nos setores, ao longo dessa reabertura, estudando caso a caso para que possamos restabelecer e garantir a total segurança ao nosso servidor.
Diretoria Colegiada do SINTUFCE
Gestão Lute