A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) participou do Encontro das Comissões Internas de Supervisão do Plano de Carreira (CIS) da base da FASUBRA Sindical, realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro, na Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF). Participaram do encontro as diretoras do Sintufce, Alrineide Pereira (Comunicação) e Cássia Araújo (Jurídico), que também representa a CIS da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de Carlos Eduardo Barbosa (CIS/Unilab), Gedeão Correia e Gabriela Catunda, representantes da CIS/UFCA. O evento concentrou, ao todo, 115 servidores técnico-administrativos em educação de todo o país, além de representantes do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (FORGEPE) da Andifes.

O encontro teve como tema “PCCTAE – 15 anos de conquista: Carreira para que? Por quê? E para quem?” e discutiu as perspectivas da carreira, em uma conjuntura de constantes ataques à Educação, além de estratégias de defesa e resistência da categoria ao longo do ano. Na ocasião, foram apresentados os integrantes das CIS e da Comissão Nacional de Supervisão de Carreira (CNSC).

 

CIS 2

CIS 3

(Foto: Divulgação)

Na oportunidade, a direção nacional da FASUBRA fez uma avaliação de conjuntura focada na realidade das Instituições Públicas de Ensino do Brasil. “Essa é a oportunidade de discutir o nosso futuro, o nosso presente e o que foi o nosso passado. A conjuntura atual passa pelo pressuposto de que quem atua hoje nas universidades públicas do país, que é a base da nossa Federação, sabe o que está por vir e o que está acontecendo. Nessa conjuntura onde se destrói tudo e onde não se valoriza, o que fazer para não perder o que temos?”, questionou o coordenador João Paulo Ribeiro (Jurídico e de Relações do Trabalho).

Encaminhamentos

Com o intuito de mobilizar a base e conscientizar a categoria sobre a importância de se discutir a carreira, A FASUBRA Sindical orientou os integrantes das CIS a retomarem as atividades em grupos de trabalho (GT’s) locais focados nesta pauta, explicou a diretora do Sintufce, Cássia Araújo. “Nosso papel agora será intensificar essa mobilização em nível local para não deixar essa pauta arrefecer, reativando O GT Carreira para retomar esse debate imprescindível para nossa categoria”, disse. Segundo também informou a diretora, a direção nacional da FASUBRA também se responsabilizou por elaborar uma cartilha educativa com o objetivo de subsidiar as discussões e os trabalhos internos dos integrantes da CIS.

Sobre as CIS

As CIS foram criadas pela lei de implantação do PCCTAE, lei nº 11.091 de janeiro de 2005, e tiveram seu funcionamento regulamentado pela portaria nº 2.519 do Ministério da Educação e Cultura, em 15 de julho de 2005, completando 15 anos em 2020.

Com informações da FAUBRA Sindical

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651