Parabenizamos nossos heróis da Enfermagem: seguiremos com vocês! Diariamente, o Complexo Hospitalar da UFC é palco das atividades de um grupo de profissionais que são muito valiosos para a saúde pública brasileira e a saúde dos cearenses. São enfermeiras e enfermeiros, técnicas e técnicas de enfermagem, auxiliares, mulheres e homens que propiciam os cuidados necessários aos pacientes que buscam os serviços ofertados pelos equipamentos de saúde da UFC.

São profissionais que, diante da Pandemia provocada pela Coronavírus, estão no momento desempenhando seus papéis, que já eram importantíssimos, com um risco muito maior do que o que já os marcava cotidianamente. Diariamente, deixam suas famílias e amigos e se expõem ao risco do Covid-19, porque entendem que a sua missão primordial é salvar vidas. Infelizmente, esses guerreiros não estão podendo contar com um ambiente de trabalho saudável e nem mesmo com EPI’s suficientes e adequados para o desempenho de suas funções.

Por isso, este 12 de maio, dia Internacional do profissional de Enfermagem não pode ser apenas um dia festivo. É preciso que seja um dia de lutas! Para chamar a atenção para a situação de todos os profissionais de enfermagem que estão atuando, mesmo diante de todas as dificuldades para que possamos vencer esta doença. Uma rápida olhada pelos jornais mostra que, no Brasil, o número de enfermeiras e enfermeiros mortos já ultrapassa até mesmo o número desses profissionais mortos nos EUA, país epicentro da Pandemia. É preciso reverter esse quadro porque o adoecimento desses profissionais e seu consequente afastamento das atividades impedirá o êxito das ações contra o Covid-19, ao dificultar o atendimento dos infectados.

É criminosa a postura de Bolsonaro de menosprezar a gravidade da Pandemia porque isso só contribui para que a população não tome os cuidados adequados e se exponha ainda mais a si próprio e a todos os profissionais de saúde ao risco de contaminação. É preciso que as instituições brasileiras deem um basta nesta atitude genocida, nesta verdadeira política da morte, que já ceifou a vida de milhares de brasileiros. Estamos em uma luta pela vida e como tal não podemos transigir com o desejo de parte da elite brasileira que deseja reabrir a economia e dar fim ao isolamento social para salvar seus lucros. Os governos devem prover as necessidades da população brasileiras para que esta possa cumprir o isolamento social e, em breve, sairmos desse momento tão grave. #FICAEMCASA!

O Sintufce se coloca ao lado de todos os profissionais do Complexo Hospitalar e o faz não apenas com palavras. Realizamos, recentemente, a doação de máscaras, face shields e outros EPI’s, além de estarmos sempre cobrando da direção do Complexo por melhores condições de trabalho para todos os servidores, além da realocação dos profissionais que pertencem aos grupos de risco para áreas de reduzido contato com suspeitos da infecção e até mesmo o afastamento destes profissionais para o trabalho remoto, dependendo dos casos. Nossos diretores e diretoras lotados no Complexo estão em seus locais de trabalho, dando a sua contribuição e atuando para que os profissionais estejam seguros e bem, para que possam voltar para suas famílias não apenas com a certeza do dever cumprido, mas também com o alívio de que não estão levando o perigo aos seus.

Parabéns as nossas heroínas e heróis! Exigimos o respeito e a consideração que esses profissionais merecem! Lutaremos até o fim para que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados!

LUTE COMO UM PROFISSIONAL DE ENFERMEIRA! LUTE COMO UM TAE!

FELIZ 12 DE MAIO! NA LUTA SEMPRE!

Diretoria Colegiada do Sintufce

Gestão Lute

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651