O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce/Gestão Lute) inicia na próxima terça-feira, 25, uma série de entrevistas que serão transmitidas em lives com participação de figuras de grande expressão na política nacional. O primeiro convidado é Ciro Gomes, vice-presidente do PDT, advogado e professor universitário, que em 2020 lançou seu mais novo livro, Projeto Nacional, o Dever da Esperança, no qual convida a uma reflexão e crítica ao neoliberalismo.

O objetivo da série de entrevistas é analisar a atual conjuntura nacional, a partir do desempenho do Governo Federal e da rejeição do presidente Jair Bolsonaro, além da atuação do Ministério da Educação em relação às universidades federais e ao ensino superior público, com a iminente ameaça à autonomia e às práticas democráticas dessas instituições.

Segundo avaliou o coordenador de Campi do Sintufce, Wagner Pires, vivemos num momento no qual tem sido cada vez mais o espaço que o neoliberalismo e as políticas de direita têm junto à opinião pública. “todos os dias, vemos a mídia abrir espaço para economistas liberais cujo discurso bate na mesma tecla, de que o crescimento só pode vir através da degradação do Estado e dos serviços públicos e do fim da universidade pública”, observa. Diante deste cenário, Pires defende a criação de espaços de debate para mostrar uma outra visão sobre essa conjuntura.  “à ideia dessas lives é justamente para que possamos trazer pessoas que vão mostrar o outro lado. Ou seja, que não existe só o neoliberalismo. Que existem, sim, um projeto que busca desenvolver sem entregar patrimônio público e desenvolver sem deixar que o servidor e o povo mais pobre paguem pelo pato”, concluiu.

As lives terão duração de duas horas e serão transmitidas pelo canal do Sintufce no Youtube e outras redes sociais. A apresentação será do jornalista e doutorando em Políticas Públicas Alberto Perdigão, que também mediará a participação do público com perguntas enviadas por escrito à produção. Outros nomes como economista e professor Márcio Pochmann e o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) também já foram confirmados para a série de lives do Sintufce.

 

LIVE SINTUFCE SITE

 

Serviço:

Live Sintufce/Gestão Lute

Tema: Que projeto de país precisamos? Reflexões sobre a conjuntura política nacional

Data: 25 de agosto, às 18h

Convidado: Ciro Gomes

Participação: Wagner Pires, diretor do Sintufce

Mediação: Alberto Perdigão

 

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651