Santiago no último carnaval do Sintufce

A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) lamenta profundamente o falecimento do companheiro de luta e servidor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Santiago, no dia de hoje, 21 de agosto de 2020.

O velório e sepultamento acontece amanhã (22/8), a partir das 8h, no Cemitério Metropolitano. A cerimônia será restrita aos familiares por conta da pandemia do coronavírus.

Santiago sempre foi muito querido pelos amigos e era conhecido por todos pelo apelido de “boi”. Foi um servidor que dedicou sua vida ao serviço público e a sua militância no movimento sindical. Em 1978, sua participação foi fundamental na criação da ASAUFC, a primeira associação dos servidores técnico-administrativos do Ceará da UFC. Uma Associação que surgiu sem pretensões políticas e sem poder de representação, mas que posteriormente cresceu e avançou nas concepções ideológicas.

A entidade tornou-se referência no movimento sindical do Ceará, principalmente a partir de 1984, quando a delegação que participou do I Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), realizado em Natal (RN), chamou para si a responsabilidade da histórica greve daquele ano. Santiago participou e liderou vários momentos como este. Sempre presente em todas as assembleias da categoria, em greves e manifestações contribuiu com sua força e experiência. Viu o Sintufce nascer e ajudou a construir a história deste grande sindicato.

A Diretoria do Sintufce se solidariza com a dor de todos os familiares e amigos de Santiago (boi) e pede a Deus que receba de braços abertos este grande companheiro de luta. Eternas Saudades ! 

Santiago, presente !

Diretoria Colegiada do Sintufce

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651