O Programa de Inovação Colaborativa – Hackathon Inovando UFC 2021, promovido pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) juntamente com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), contou com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) para premiar os vencedores da edição com notebooks e tablets, conforme a colocação na disputa.

O coordenador de Inovação Institucional da PROINTER, Bruno Matos, destaca que a valorosa parceria com o SINTUFCE tem o potencial de incentivar a participação dos servidores e de reconhecer seus esforços, agindo como um fator de sucesso para o evento, além de ser uma oportunidade ímpar de aproximação do sindicato com os servidores.

E destaca que: “Neste momento de pandemia, tem sido difícil motivar nossas equipes de trabalho, e o Sintufce, assim como a UFC, aqui representada pela Prointer e Progep à frente desse projeto, estão envidando muitos esforços para garantir o bem estar dos servidores, contribuindo para que sua vida profissional permaneça equilibrada e que seu trabalho seja valorizado, sem deixar de atender bem nosso público, que são os estudantes e a sociedade. Dessa forma, faz todo sentido uma parceria com o sindicato para ações institucionais da Universidade, que buscam soluções para a comunidade, valorizando e colocando os servidores como protagonistas”.

Entenda o Hackathon Inovando UFC 2021

O objetivo do Programa é estimular a criação de soluções a partir de problemas reais trazidos por distintas unidades da Universidade para serem resolvidos de forma empreendedora e inovadora por servidores e estudantes em consonância ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UFC) 2018-2021.

Podem participar da competição servidores docentes e técnico-administrativos, assim como estudantes de graduação e de pós-graduação dos diferentes cursos da UFC. As inscrições são até hoje (30/4) e podem ser individuais ou em grupo, através do link bit.ly/InscricaoInovandoUFC.

O Hackathon conta com cinco desafios da competição colaborativa:  

1- Infraestrutura - Como sinalizar o Campus do Pici de forma a facilitar a orientação de frequentadores dando atenção ao potencial ambiental e paisagístico da Universidade?

2- Metodologias de avaliação de disciplinas - Como melhorar a realização de provas na modalidade remota/digital dos cursos de graduação, garantindo a confiabilidade e considerando as limitações de acesso à Internet?

3- Custos - Como melhorar a apuração de gastos da UFC com vistas ao aumento da acurácia das informações e da eficiência nos gastos públicos?

4-Empregabilidade: Como aumentar a empregabilidade dos estudantes da UFC, conectando os perfis dos universitários às demandas de profissionais das empresas/instituições?

5- Clima organizacional: Como implementar ações para melhorar o clima organizacional da UFC?

Os premiados serão avaliados em relação à Funcionalidade (avaliação técnica); Aplicabilidade (avaliação de custo/ benefício) e Pitch (avaliação da apresentação).

As equipes selecionadas irão receber os benefícios de liberação de quatro horas semanais de trabalho para dedicação ao projeto (servidores); bolsa do PIBI no valor mensal de R$ 400,00 entre junho e dezembro de 2021 (estudantes de graduação); acesso aos ambientes criativos da UFC, de acordo com restrições de segurança por conta da Covid-19 (todos os integrantes); e declaração dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto (todos os integrantes). Além disso, todos receberão certificado de participação referente às horas dedicadas às atividades do Hackathon.

Clique aqui para acessar o edital do Programa de Inovação Colaborativa – Hackathon Inovando UFC 2021.

Assista a Live de apresentação do projeto clicando aqui.

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651