O diretor do Sintufce, Wagner Pires, está coordenando o projeto “A Construção do Cariri: Visões do território entre história, memória e outros ofícios”, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal do Cariri – UFCA, que tem como objetivo promover reflexões voltadas à construção do imaginário caririense e as diversas visões do território.

O projeto foi um dos aprovados no edital do início de 2021 da Procult UFCA, que abriu inscrições para que a Comunidade Acadêmica pudesse submeter suas pesquisas à seleção voltada para os temas “Cultura”, “Fomento à curricularização da Cultura” e “Fomento às atividades esportivas e práticas corporais”. Foram destinadas 52 bolsas entre os temas e os bolsistas contemplados recebem o valor de R$ 400,00 mensal.

Wagner Pires explica a importância do projeto e divulgação da cultura caririense. “O Cariri é formado por um caldeirão de cultura e a UFCA valoriza muito a questão, diria até que a sua estrutura educacional é formada por um quadripé: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. O Cariri é um território riquíssimo em saberes, dá-se aí a importância de se colocar o olhar do pesquisador sobre essa diversidade cultural, e o objetivo do nosso projeto é procurar compreender como tudo se formou, quem são os protagonistas desta história e a maneira como ela é repassada, queremos fazer esse recorte espacial do Nordeste, trazendo a importância do Cariri na construção da nossa região”.

A produção da pesquisa “A Construção do Cariri” conta também com a participação de dois co-orientadores e três alunas (uma bolsista e duas voluntárias). O projeto possui um perfil no Instagram, onde suas atividades podem ser acompanhadas. A primeira publicação, que apresenta o que é o projeto, já pode ser acessada pelo Instagram da equipe @aconstrucaodocariri, e abre o espaço para discussões, escutas e promoções a troca de saberes e experiências.

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651