"Conhecereis a verdade e ela vos libertará." Começamos esse texto citando os evangelhos. Uma sabedoria que supera a mera conveniência política. É fato que muitos têm deturpado as palavras do Homem de Nazaré para defender posições impensáveis até pouco tempo atrás. Posições Tais como o negacionismo científico e o que é pior, o desgoverno de Bolsonaro. Não são poucos os que ainda hoje defendem as políticas que estão destruindo nossa universidade e matando nosso povo, porque devem tudo ao genocida.

A mentira, uma vez utilizada, vicia. Ela cresce e viceja, retirando a confiança nas instituições. Uma pena! Uma pena que o ataque ao SINTUFCE por parte da gestão da UFC tenha que se aproveitar das mentiras. Nunca nos furtamos ao debate. O sindicato também nunca deixou de ser cumpridor de seu papel, tanto que partiu do próprio SINTUFCE o pedido para se reunir com os representantes da UFC a fim de dialogar sobre o retorno às atividades presenciais. Um diálogo, inclusive, que temos feito, inicialmente, com a base do sindicato e com toda a comunidade acadêmica.

Espanta-nos que, agora, após várias portarias, onde não recebemos, sequer uma menção da UFC, que sua gestão diga que não nos importamos, no momento em que o SINTUFCE lembra que há representação dos TAE, que estes não estão abandonados. Reforçamos a necessidade de vacinação para todas e todos. E queremos, sim, falar com a gestão sobre segurança dos TAE na pandemia. A posição do SINTUFCE é clara: este não é o momento oportuno para retorno das atividades das universidades. Saudamos como positiva que a portaria tenha seguido a legislação acerca dos protocolos, mas para quem se acostumou a atacar e fazer ouvidos moucos para a comunidade universitária, mentir é o caminho mais fácil, senão o costumeiro.

Reforçamos ainda que estamos à disposição. Reuniões podem ser marcadas e remarcadas. A vida é dinâmica e a realidade do movimento é maior do que as formalidades da burocracia. A gestão da UFC que aí está, se não estiver com a memória obnubilada pelas secreções de ódio, deve se recordar das inúmeras vezes que cancelou reuniões com o SINTUFCE. Entretanto, nunca imputamos motivos outros além dos relatados, como a gestão está fazendo conosco. Os diretores que se preparam para a reunião, estudando a pauta com afinco, infelizmente, não puderam comparecer. É de praxe o cancelamento e a remarcação de compromissos, mas os aliados de primeira hora do Bolsonarismo na UFC desejam transformar num circo algo tão trivial. Felizmente, não há entre nós, vocação para rebanho. Talvez nos falte malícia, mas não nos falta ética.

Diretoria Colegiada do Sintufce

Gestão Lute

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651