Contra os ataques à educação e em defesa dos direitos públicos e sociais, na manhã de sexta-feira (11), o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) participou de marcha unificada chamada pelas Centrais Sindicais contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 que tramita atualmente no Senado.

Organizado nacionalmente, o movimento faz parte do cronograma de atividades de greve orientado pela Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) como sendo um dia de nacional de mobilização, protestos, greves e paralisações.

O Sintufce concentrou sua categoria de luta no Pátio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e seguiu em marcha pelas ruas do Centro de Fortaleza até a Praça do Ferreira, onde o movimento ganhou força e voz com aproximadamente 20 mil trabalhadores, estudantes, servidores e população.

 


Cerca de 20 mil pessoas protestam em defesa dos direitos dos trabalhadores


Diálogo com a população

A atividade do dia 11 de novembro teve como objetivo um diálogo direto com a população sobre os riscos da PEC 55 (antiga PEC 241), do PLP 54 (antigo PLP 257) e reforma da previdência.


Cronograma da PEC 55 (antiga PEC 241)

Aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados, a proposta foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, no último dia 09, e o relatório (a favor da PEC 55) do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi aprovado por 19 votos favoráveis e sete contrários.

A proposta segue agora para votação, em dois turnos, no plenário do Senado.

29 de novembro: votação da PEC em primeiro turno no plenário;

13 de dezembro: votação da PEC em segundo turno no plenário (se for aprovada, a proposta será promulgada e as novas regras passarão a valer).

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651