A diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará (Sintufce) participou, na última quarta-feira, 7, no auditória da reitoria da Universidade Federal do Ceará, do lançamento a cartilha Assédio moral e sexual no trabalho: Prevenção e enfrentamento na UFC. O evento teve a participação do reitor, reitor da UFC, Henry Campos, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. O lançamento também foi transmitido ao vivo pela Internet para os campi no Interior.  

A iniciativa é da Pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho, lançou a cartilha Assédio moral e sexual no trabalho: prevenção e enfrentamento na UFC. Segundo Ana Paula Oliveira, diretora da Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS), a iniciativa compõe as ações do  programa Saúde e Bem Estar no Trabalho, em conformidade com o eixo de Promoção e Vigilância à Saúde da Política Nacional de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (PASS) e com o Eixo Pessoas-Servidores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC.

Na ocasião, o reitor Henry Campos parabenizou a iniciativa e reforçou a necessidade de conscientizar a todos sobre direitos e deveres dos servidores e da Instituição para a melhoria das relações de trabalho. “Essa iniciativa estimula uma cultura de respeito à diversidade, aos direitos individuais das pessoas, e combate a questão do assédio, que é tão frequente, infelizmente, e se apresenta de formas diferentes”, ponderou.

Para a coordenadora Geral do Sintufce, Keila Camelo, a cartilha demonstra a preocupação da UFC sobre esse assunto, lançando um olhar necessário sobre essa questão tão atual e cada vez mais relevante como o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. “Apoiamos a iniciativa por valorizar a qualidade de vida do servidor, que precisa receber orientação e acolhimento para se prevenir ou saber como proceder diante de situações como essas”, disse.

Durante o evento, também foi realizada uma palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, ministrada pelo juiz Carlos Alberto Rebonatto, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, e pela prof.ª Alda Karoline Lima da Silva, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  A apresentação abordou os palestrantes abordaram aspectos jurídicos e psicoemocionais dos casos de assédio, e quais os possíveis impactos na saúde e na vida dos trabalhadores.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651