A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) repudia o voto da técnica-administrativa em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Edvanira Brito, na reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), que teve como pauta de urgência a decisão de rejeição, na última assembleia geral da Comunidade Universitária, sobre o programa Future-se.

Durante a reunião do Consuni, ocorrida nesta tarde (14/08), o reitor da UFC, Henry Campos, encaminhou a pauta sobre o Future-se para apreciação dos conselheiros e abriu o tema para discussão. A princípio, o Sintufce e a Adufc tinham solicitado que o Conselho votasse para referendar ou não a decisão da assembleia, porém, o professor Sandro Gouveia propôs que a votação não acontecesse naquele momento, pedindo que o tema fosse mais discutido nos setores da Universidade, e uma nova votação ocorresse no dia 06 de setembro.

As duas propostas foram encaminhadas para votação e uma das nossas representes no Consuni, Edvanira Brito, votou com a proposta do professor Sandro, negando a decisão da Comunidade Universitária de rejeição ao Future-se.

O Sintufce esclarece que este tema já foi amplamente discutido, inclusive, uma aula pública com a professora de Direito Constitucional da UFC, Cynara Mariano, discutiu ponto a ponto o programa e explicou as ilegalidades contidas nele. Uma assembleia com mais de 300 pessoas, entre servidores técnico-administrativos, docentes e alunos, rejeitou por unanimidade o projeto do Future-se.

É vergonhoso que a própria categoria, responsável pela construção da UFC, queira discutir um projeto que está sendo rejeitado por ampla maioria, que entrega a nossa Universidade, reconhecida internacionalmente, para o capital privado. Que abre brechas para que o serviço público seja abolido, para que a contratação de técnicos e professores seja gerida por outro regime.

Esse projeto precisa ser rejeitado, ele não agrega em nada, ele entrega nossa Universidade para a privatização. Ele tira a autonomia universitária. Queremos uma UFC pública, gratuita, de qualidade, plural e democrática.

Por 21 votos contra 8, felizmente, conseguimos que o Consuni referendasse a decisão da Comunidade Universitária. Não ao Future-se!!!!!

DIRETORIA COLEGIADA DO SINTUFCE

contact
Endereço
Rua Waldery Uchoa, 50 | CEP: 60.020-110, Benfica / Fortaleza-CE
Telefone
3052.3650 / Fax: 3052.3651