A nova direção colegiada do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), eleita para o triênio 2025-2028, realizou sua primeira reunião oficial na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, na sede da entidade, localizada no bairro Benfica, em Fortaleza.
Ao longo da semana, algumas coordenações já haviam promovido encontros setoriais e preparatórios. No entanto, esta primeira reunião coletiva teve como objetivo central o alinhamento político e organizativo da gestão, com foco na construção das ações prioritárias para as próximas semanas.
A pauta do encontro incluiu temas administrativos, logísticos e estruturais, além da distribuição de responsabilidades entre os membros da nova direção. A maioria dos diretores participou de forma presencial, enquanto os representantes que atuam em campi da Universidade Federal do Ceará (UFC) no interior, bem como os coordenadores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), participaram por videoconferência. A reunião atingiu quórum completo, garantindo representatividade plena das bases.
A coordenadora geral do SINTUFCE, Ana Maria Dias de Lima, avaliou de forma positiva a primeira atividade da nova gestão. Segundo ela, a reunião marcou um início promissor, com grande participação e engajamento das coordenações.
“Foi bem gratificante a primeira reunião. Tivemos resultados positivos. A gente conseguiu reunir toda a direção, tanto presencialmente quanto online, o que nos garantiu 100% de quórum. Percebemos que a categoria tem muitas demandas urgentes e uma única reunião não dá conta de tudo. Por isso, já estamos organizando uma agenda de reuniões contínuas, de preferência semanais, para dar conta da quantidade de pautas. Algumas questões já saíram com encaminhamentos definidos para serem colocados em prática, enquanto outras precisarão de mais tempo para discussão. Nosso compromisso é seguir atentos às necessidades dos servidores e buscar sempre respostas concretas”, afirma.
A nova direção reforçou, ao final do encontro, seu compromisso com a democracia interna, a transparência nas decisões e a construção coletiva de estratégias em defesa dos direitos dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da UFC, UFCA e Unilab. A expectativa é de que, nas próximas semanas, as reuniões se intensifiquem para atender à diversidade e à complexidade das demandas apresentadas pela base.
Veja a composição completa da diretoria colegiada: https://www.sintufce.org.br/diretoria-colegiada-2/
Democracia e diálogo
A nova diretoria, eleita pela chapa SEMEANDO A LUTA, assume com o compromisso de aprofundar a democracia sindical e ampliar o diálogo com a base em todos os campi das três universidades federais cearenses: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
O processo eleitoral que elegeu a atual diretoria colegiada – e também o conselho fiscal – foi realizado nos dias 24 e 25 de junho de 2025 e contou com a participação expressiva da categoria. Com 2.092 votos válidos, a eleição ocorreu em formato híbrido — com voto online e terminais de votação na sede do sindicato, em Pentecoste e no Complexo Hospitalar da UFC — assegurando a ampla participação de servidores ativos e aposentados, inclusive dos que estão lotados fora da capital.