Nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2024, foi realizada a eleição para definir os novos representantes dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) no Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O processo eleitoral, organizado pela comissão presidida por Heveline Ribeiro Quirino, ocorreu conforme os prazos estabelecidos no edital, com a participação ativa da categoria.
As votações, que se deram online, contaram com ampla adesão da base de servidores. O resultado final trouxe os seis candidatos mais votados, que irão representar os técnico-administrativos nas discussões e decisões do CONSUNI, órgão máximo de deliberação da UFC.
A apuração revelou os seguintes resultados:
- José Hemison de Sousa Magalhães – 427 votos
- Cristiane Xerez Barroso – 416 votos
- Erika Michelle de Oliveira Conrado Leopoldino- 372 votos
- Heloisa de Paula Pessoa Rocha – 320 votos
- Cláudio Antônio Fernandes de Almeida – 304 votos
- Francisco Edvander Pires Santos – 291 votos
Esses servidores terão a responsabilidade de defender os interesses da categoria, assegurando que suas demandas e reivindicações sejam devidamente representadas no âmbito das discussões que envolvem políticas universitárias, condições de trabalho, orçamento, autonomia universitária, entre outros temas cruciais para a comunidade acadêmica.
Com a finalização do processo eleitoral e a divulgação dos mais votados, a Comissão Eleitoral solicitou oficialmente à Gestão Superior da UFC que tome as providências necessárias para a nomeação e posse dos novos membros do CONSUNI, de modo que possam começar a atuar o mais breve possível nas sessões do Conselho.
A representatividade no CONSUNI é fundamental para que os técnico-administrativos tenham voz ativa nas principais decisões que afetam a universidade e suas rotinas de trabalho. O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) parabeniza todos os eleitos e reitera o compromisso de acompanhar de perto as atividades no Conselho Universitário, buscando sempre a defesa dos direitos da categoria e a melhoria das condições nas instituições federais de ensino.
Uma força maior nas lutas
“Com a conclusão da eleição dos conselheiros da UFC, ampliamos o número de TAE no Conselho, o que representa uma força maior nas lutas e na busca por transformar a UFC em uma universidade mais inclusiva para os TAE, mais democrática e capaz de pressionar por melhorias para os técnico-administrativos. Temos várias lutas em andamento, como o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), a jornada de 30 horas, entre outras, que serão levadas ao CONSUNI. Com os conselheiros atuando de forma articulada, denunciando irregularidades e combatendo o autoritarismo dentro do próprio CONSUNI, buscamos garantir que as pautas dos TAE sejam ouvidas e respeitadas. Isso é extremamente importante para todos e todas”, avalia Wagner Pires, coordenador geral do SINTUFCE.
“A base não pode apenas eleger seus conselheiros, é necessário também dar apoio e acompanhar o trabalho para verificar se esses companheiros e companheiras estão realmente se dedicando a cumprir o papel para o qual foram eleitos: representar a base em todas as circunstâncias. O sindicato, o SINTUFCE, enquanto entidade representativa dos servidores e servidoras, estará sempre de portas abertas para dialogar, apoiar e seguir, juntos e juntas, nas lutas que temos pela frente”, finaliza.
Leia o documento com o resultado: https://www.sintufce.org.br/wp-content/uploads/2024/10/doc00235520241015170423_241016_102354.pdf
Foto principal: Ribamar Neto/UFC