Plenária Nacional da FASUBRA começa em meio à quebra de acordo pelo Governo Federal

A abertura da Plenária Nacional da FASUBRA (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) ocorreu na manhã deste sábado, 29 de setembro, na sede da ADUNB (Associação dos Docentes da Universidade de Brasília).

A plenária é um momento importante para os servidores técnico-administrativos em educacao (TAE), uma vez que discute temas de interesse da categoria, como questões salariais, condições de trabalho, políticas educacionais e estratégias de mobilização.

Após o credenciamento das delegações, a coordenação repassou informes das atividades desenvolvidas durante o Seminário Nacional de Carreira, que aconteceu na quinta e sexta-feira, 26 e 27 de setembro.

Na ocasião, a coordenação repassou que o  Governo Federal comunicou a quebra de acordo de greve com a retirada de quatro pontos de extrema importância para a categoria TAE:

• RSC

• Reposicionamentos dos aposentados

• Aceleração de progressão por capacitação

• Criação do cargo de auxiliar em educação

“Não aceitamos de modo algum que o governo quebre o acordo! E mais, o governo deve implementar as 30 horas e todo o restante do acordo! Chega de desrespeitar os TAE”, afirma Wagner Pires, coordenador geral do SINTUFCE.

A Plenária segue com as deliberações sobre carreiras que foram debatidas pelo seminário, mas não pode deixar de aprovar um calendário de lutas que pressione o governo”, finaliza.

 

Novo sindicato filiado

Ainda durante a manhã, foi aprovada a filiação do SINTESUF (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federa de Campina Grande) à FASUBRA. A decisão marca um importante passo de fortalecimento do movimento sindical, integrando mais uma entidade representativa dos trabalhadores técnico-administrativos.

Com informações da Fasubra