Realizada no último sábado (9), a plenária nacional virtual da Fasubra transcorreu de acordo com a pauta prevista. Houve a análise de conjuntura com a participação de 40 pessoas que se inscreveram para se manifestar.
“Por ser uma Assembleia Virtual feita em um dia só, eu achei bem proveitosa. Foi bem enxuta, para ser votada as coisas que que a gente tinha mais necessidade. E, pelo que eu vi e senti dos delegados que estavam participando virtualmente, todos estão alinhados com a greve, que será uma greve unida e uma greve forte”, avalia Gedeão Correira, diretor do Sintufce e delegado representante da UFCA, escolhido na última assembleia realizada na instituição.
Votações
Logo em seguida, aconteceu a votação com a participação de 177 delegados, sendo 71 mulheres e 106 homens, representantes das 37 entidades participantes da plenária. A votação se deu por enquetes.
Na primeira enquete, os delegados precisavam ratificar o indicativo e a deflagração da greve no dia 11 de março. Houve 143 votantes, sendo que 96% dos delegados votaram sim, 2% votaram não, além de 2% de abstenções.
Na segunda enquete, foi perguntado: “você aprova a pauta apresentada e os adendos?”. Houve 145 votantes, sendo que 97% votaram sim e 0% votaram não, com 3% de abstenções.
Na terceira enquete foi discutido o encaminhamento de propostas de calendário ao Comando Nacional de Greve. Houve 138 votantes, sendo que 67% votaram sim, 19% votaram não e 14% se abstiveram.
Pautas aprovadas
É importante destacar a pauta da greve, tanto no eixo específico, quanto no eixo geral, aprovada na Plenária:
Eixo específico:
- Reestruturação do PCCTAE com orçamento necessário – incluindo a recomposição salarial.
Eixo geral:
- Recomposição orçamentária das instituições no mínimo ao patamar de 2015;
- Revogação da IN /2023 que impede direito de greve;
- 30 horas para todos;
- Não ao ponto Eletrônico;
- Reposicionamento dos aposentados;
- Reposição do quadro, concurso já para todos os cargos – chega de terceirização;
- Deposição dos Reitores Interventores.
- Fim da lista Tríplice – Paridade nas eleições para a Reitoria.
- Normatização do artigo 76 da Lei 8.112/90 – horas fixas.
- Normatização do Plantão 12/60 nos HU;
- Contra a Reforma Administrativa;
- Revogação da Lei da EBSERH.
- Fim das normativas que dificultam o direito à insalubridade.
A direção nacional da Fasubra, durante a plenária nacional virtual, informou que 32 universidades já estão com a greve deflagrada para o dia 11 de março, enquanto que 18 estão realizando assembleias ao longo dia 11, quatro entidades as farão no decorrer da próxima semana e 12 instituições ainda não se manifestaram.
O Comando de Greve se instalará em Brasília dia 18 de março.