Plenária Virtual da Fasubra: servidores da UFCA, Unilab e UFC elegem representantes

assembleia da ufc 18 de outubro de 2024 (6)

Servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da UFC, UFCA e Unilab realizaram assembleias esta semana para eleger os representantes do Ceará que participarão da Plenária Virtual da Fasubra, marcada para os dias 24 e 25 de outubro. As reuniões ocorreram em diferentes locais: na sexta-feira, 18, a assembleia dos servidores da UFC foi realizada no auditório do SINTUFCE, em Fortaleza; na quarta-feira, 16, os servidores da UFCA se reuniram na sala M105 do campus Juazeiro do Norte; e os servidores da Unilab se reuniram também no auditório do SINTUFCE, na capital cearense.

A plenária da Fasubra terá como foco a discussão da retirada de quatro pontos fundamentais que haviam sido acordados com o Governo Federal para o encerramento da greve dos servidores. Esses pontos, que não foram incluídos no Projeto de Lei que consolidaria os direitos conquistados, incluem o reposicionamento dos aposentados, a criação do cargo de auxiliar em Educação, a aceleração da progressão na carreira por capacitação e o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). 

A greve, que durou 110 dias e visava melhorar as condições de trabalho e de carreira dos servidores das universidades federais, resultou em grandes sacrifícios para a categoria. Agora, com a retirada dos pontos-chave do acordo, muitos servidores sentem que seus esforços não foram devidamente reconhecidos.

Na tarde da última quarta-feira, 16, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), em parceria com o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), organizou um ato político. O protesto reuniu servidores técnico-administrativos das universidades e dos institutos federais do Ceará no cruzamento das avenidas 13 de Maio e Universidade, no bairro Benfica, em Fortaleza. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade para a retirada dos direitos acordados.

A atividade seguiu as orientações da Plenária Nacional da Fasubra, realizada em Brasília nos dias 28 e 29 de setembro, que aprovou paralisações e atos em todo o país nos dias 15 e 16 de outubro para reforçar a insatisfação dos servidores técnico-administrativos com a exclusão dos direitos previamente garantidos nas negociações com o governo.

Criação de Grupo de Trabalho (GT) entre Fasubra e Governo

Enquanto a base se mobiliza, a direção da Fasubra segue em diálogo com o Governo Federal para garantir o cumprimento do acordo. Na terça-feira, 15, lideranças da federação, como a coordenadora geral Cristina Del Papa e o coordenador jurídico Daniel Farias, participaram de uma reunião com o Secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijóo. O encontro discutiu a urgência na implementação dos pontos acordados e, como resultado, foi criado um novo Grupo de Trabalho (GT) específico para atender as demandas dos servidores técnico-administrativos em educação.

Esse grupo de trabalho surge como uma tentativa de reverter a exclusão dos pontos essenciais do termo de acordo que pôs fim à greve de 110 dias. “Este é um momento de luta e pressão. Acordo se cumpre”, declarou Wagner Pires, coordenador geral do SINTUFCE. “Nós não podemos aceitar que o governo vire as costas para os trabalhadores que sempre estiveram na linha de frente na defesa da educação pública e da democracia. Se for preciso continuar lutando para que o acordo seja cumprido, nós vamos lutar”, concluiu.

A Plenária Virtual da Fasubra será um momento decisivo para discutir a continuidade da mobilização nacional e pressionar o governo a cumprir os compromissos firmados, garantindo os direitos conquistados pelos servidores.

 

UFCA

Assembleia UFCA 16 de outubro de 2024 (1)

 

Unilab

Assembleia da Unilab 16 de outubro de 2024 (1)

UFC

assembleia da ufc 18 de outubro de 2024 (1)