No penúltimo dia de Confasubra (10/05), a mesa formada pelos diretores da Fasubra, Rogério Marzolla e Léia Oliveira, colocou em regime de votação quatro propostas, sendo elas relativas à criação de uma pasta LGBTI; ampliação do mandato da Gestão da Fasubra para três anos; eleição do Conselho Fiscal da entidade durante o Confasubra; e redução do número de membros da direção (formação com 15 integrantes, sendo somente 1 coordenador geral). As três primeiras sugestões foram aprovadas, sendo a última rejeitada pelo plenário.
Na ocasião, o plano de lutas da nova direção foi apresentado para as delegações, que votaram e definiram as ações da próxima gestão. Ainda durante o evento, cinco chapas se inscreveram para disputar a eleição da Fasubra (mandato 2018-2021), Chapa 1 – Fasubra Combativa, Livre e pela base; Chapa 2 – CTB por uma Fasubra classista e de Luta; Chapa 3 – Sonhar Lutar; Chapa 4 – Ressignificar a Fasubra pela Base; Chapa 5 – Unir: Unidade, Resistência e Luta.
Eleição da próxima gestão da Fasubra (2018-2021)
A eleição aconteceu durante toda a manhã do 11/05. O pleito foi encerrado com a seguinte porcentagem para cada chapa: Chapa 1 – Fasubra Combativa Livre e pela Base obteve 160 votos (14,55%), ficando com direito a quatro coordenações; A Chapa 2 – CTB por uma Fasubra Classista e de Luta obteve 157 votos (13,62%), também com direito a quatro 4 coordenações; A Chapa 3 – Sonhar e Lutar conquistou 369 votos (33,33%), garantindo 9 coordenações; A Chapa 4 – Ressignificar a Fasubra pela Base teve 85 votos (7,12%), ficando com 2 coordenações; e a Chapa 5 – Unir: Unidade, Resistência e Luta conseguiu 334 votos (31,37%), com direito a 8 coordenações.
A nova diretoria eleita ficou composta pelos seguintes nomes: Coordenação Geral – Antônio Alves, José Maria Castro e Marcelino Silva; Coordenação de Administração e Finanças – Márcia Abreu e Valdenise Pinheiro. Coordenação de Educação – André Gonçalves e Rafael Pereira; Coordenação da Mulher Trabalhadora – Mariana Lopes e Rosângela Costa; Coordenação de Raça e Etnia – Maria Ângela e Rogério Fidélis; Coordenação de Políticas LGBTI – Wellington Pereira e João Paulo Ribeiro; Coordenação de Políticas Sociais e Gênero – Luizão e Herivelton; Coordenação Jurídica e Relações do Trabalho – Fernando e Marillin Castro; Coordenação de Formação e Comunicação Sindical – Luan Badia e Melissa; Coordenação de Aposentados e Assuntos de Aposentadoria – Tereza Fuji e Rogério Joaquim; Coordenação das Estaduais e Municipais; Berna Menezes e Carlos Abreu; Coordenação de Seguridade Social – Mariane Siqueira e Lucimara Silva; Coordenação de Organização Sindical – Adriana Stella e Fernando Maranhão. (Estes foram o nomes divulgados no sábado, 12/05, ainda estamos aguardando a lista oficial ser divulgada pela Fasubra).
A posse da nova diretoria eleita, que estava prevista para acontecer na tarde do dia 11/05, foi adiada para o início do mês de junho.
Estamos aguardando a divulgação oficial, através da Fasubra Sindical, do Plano de Lutas aprovado durante o Congresso.
CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DA ELEIÇÃO
CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DA PLENÁRIA FINAL