SINTUFCe realiza atividades em Sobral

As reuniões fortaleceram a luta contra a mudança no controle de frequência

 

Nos dias 18 e 19 de dezembro de 2013, a diretoria colegiada do SINTUFCe realizou atividades em Sobral, atendendo à reivindicação dos servidores lotados no campus, para esclarecer dúvidas sobre o ponto eletrônico, dentre outras demandas. Conduziram as reuniões no local os coordenadores Djalma Siqueira (Administração e Finanças), Telma Araújo (Geral), Augusto Durval (Campi Avançados), Adeli Moreira (Comunicação e Imprensa), Luis Gonzaga – Índio (Esporte e Lazer), Eliedir Trigueiro (Educação e Cultura), Maria do Carmo – Kaká (Políticas Sociais) e Francisca de Sousa.

 

Em Sobral, uma das reuniões foi realizada com o Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto, diretor do campus, que declarou-se contrário à implantação do controle eletrônico de frequência. Segundo ele, o controle de frequência aplicado atualmente já tem sido eficiente e corresponde à realidade local. A inviabilidade do controle eletrônico em Sobral deriva das especificidades do campus, que tem, inclusive, pesquisadores trabalhando externamente.

O professor concordou com os diretores do SINTUFCe na constatação de que o ponto eletrônico provoca a quebra do ritmo de trabalho e diminui a produtividade. Ele conta que a equipe – docente e técnicos – é comprometida e que, apesar do déficit de quase 60 servidores, a universidade está funcionando bem. “Se não fosse a força de cada um, não teríamos atingido o perfil atual”, elogiou. Vicente de Paulo ficou satisfeito com a visita do SINTUFCe e defendeu a parceria entre o campus de Sobral e o sindicato para a luta pela ampliação do numero de vagas para servidores.

Adeli Moreira relata que, no campus, tudo é discutido com todos os servidores – técnicos e docentes. “Ficamos muito felizes em saber que a gestão no campus de Sobral é participativa. Percebemos que todos os segmentos são valorizados e respeitados pelo trabalho que desenvolvem, pelo compromisso e conscientização sobre a responsabilidade de cada um enquanto servidor público. Todos somos responsáveis pelo crescimento da universidade”, disse. “Nós chegamos com a proposta de discutir sobre o ponto eletrônico e saímos com um importante apoio. O professor foi enfático em dizer que poderíamos contar com ele”, explicou.

Outra atividade da qual o SINTUFCe participou foi a reunião periódica do Conselho do Campus. Estavam presentes o coordenador dos cursos de graduação e os representantes dos estudantes e docentes. Representando os técnicos, estavam os servidores Marcelo – técnico da área de TI, Anne Araújo e Rejane Torres, secretária executiva do Campus.