Na noite de ontem (14), dez mulheres que se destacam em diversas áreas de atuação foram homenageadas com o Prêmio Riomar Mulher. Entre elas, a professora e pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado, com notoriedade em Política e Gestão Pública.
A professora e pesquisadora tem relevante contribuição no incentivo ao aleitamento materno. Como uma missão de vida, de forma incansável, através do amor e dedicação, Márcia sempre teve uma visão além da sua formação de enfermeira, ela queria deixar um legado de conscientização e importância sobre a amamentação.
Em 1988, juntamente com o prof. Chagas Oliveira, Márcia esteve à frente da criação do primeiro banco de leite humano do estado do Ceará, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC). Na primeira década, mais de oito mil mães receberam orientação, suporte, proteção e incentivo à amamentação.
Após sua densa colaboração para redução dos índices de morbi-mortalidade infantil no Ceará, Márcia passou a contribuir como consultora do Programa de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, ajudando a criar normas para a implantação do Banco de Leite no país.
Com tanta contribuição, de forma sempre comprometida, em 2017, Márcia recebeu como reconhecimento do seu trabalho o título de Madrinha da Amamentação do Ceará, mérito entregue pelas mãos da primeira-dama do estado, Onélia Leite.
As outras homenageadas ao prêmio Riomar Mulher foram: Zelma Madeira (Categoria Justiça e Cidadania), Lisiane Paiva (Categoria Saúde), Glória Marinho (Categoria Trabalho Social), Telma Aguiar (Categoria Arquitetura e Design), Ada Pimentel (Categoria Educação), Ana Márcia Diógenes (Categoria Comunicação), Ethel Whitehurst (Categoria Moda) e Annette de Castro (Categoria Economia e Negócios).
A professora Márcia Machado, além de pró-reitora, é especialista, mestre e doutora em Saúde Pública pela UFC e Pós-Doutora também em Saúde Pública na Harvard School of Public Health.
https://www.youtube.com/watch?v=LdAzNRUH9O8
Vídeo extraído do Canal Riomar Fortaleza