Professor Custódio Almeida obtém maioria dos votos em consulta à comunidade universitária para escolha de reitor da UFC

 

O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará (Sintufce) acompanhou, durante toda esta quarta-feira (8), a consulta à comunidade universitária para escolha do novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O professor Custódio Luís Silva de Almeida, atual vice-reitor, obteve a maior quantidade dos votos (7.772 ao todo, sendo 6.053 de estudantes, 857 de servidores docentes e 836 de servidores técnico-administrativos). A votação foi realizada em todos os campi da UFC em Fortaleza e no Interior. Na sequência, o Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, obteve 3.499 votos (2.223 de estudantes, 668 de docentes e 578 de técnico-administrativos), e o Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, atual diretor da Faculdade de Direito, obteve 610 votos (345 de estudantes, 114 de docentes e 149 de técnico-administrativos).

De acordo com a Comissão Eleitoral Central (CEC), 11.997 eleitores compareceram às seções de votação, sendo 1.668 docentes, 1.622 técnico-administrativos e 8.707 estudantes. Do total de votos, foram registrados 49 em branco e 67 nulos. Conforme a Lei nº 9.192/95, regulamentada pelo Decreto nº 1.916/96, os votos têm pesos diferenciados na apuração do resultado. A proporção é de 70% para o voto de professores, 15% para o de servidores técnico-administrativos e 15% para o de estudantes.

A luta pela paridade dos votos na eleição para reitor, inclusive, tem sido uma das pautas de reivindicações históricas do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce). Para a coordenadora Geral, Keila Camelo, esta foi uma das eleições mais participativas da comunidade universitária na UFC. “Apesar de o voto dos servidores técnico-administrativos terem peso de 15% na eleição, o Sintufce mantinha um posicionamento de abstenção nas consultas anteriores, mas diante atual conjuntura política que estamos vivenciando, reavaliamos essa decisão e passamos a incentivar a nossa base a participar ativamente desse pleito, explica a coordenadora.

Próximas etapas

A próxima etapa do processo eleitoral para o novo reitor da UFC é a elaboração da lista tríplice pelo Conselho Universitário (CONSUNI), em reunião que ocorrerá no dia 20 de maio. A votação dos conselheiros é secreta e uninominal. A lista será encaminhada ao Ministério da Educação. A nomeação do reitor é prerrogativa do Presidente da República. O novo reitor da UFC cumprirá mandato no período 2019-2023.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC